Notícias

home » notícias

11 de Outubro de 2022 às 07:29

Bancários do Santander protestam contra as terceirizações em Cuiabá e convocam assembleia


Como forma de protestar contra as terceirizações, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizou um ato em frente à agência Santander Select, em Cuiabá nesta sexta-feira (07).  A ação marcou o dia de luta nacional contra o Santander que age contra os trabalhadores em todo país. 

Com faixas, panfletos  e falas de protesto, os bancários deixaram claro que não aceitam as ações arbitrárias do banco com a terceirização para serviços que já são atribuição dos trabalhadores. "O banco visa otimizar os ganhos e  quer tirar as conquistas trabalhistas que garantimos com muita luta", afirma o presidente do Sindicato e funcionário do Santander, Clodoaldo Barbosa. 

Assembleia 

Em um movimento contra as terceirizações do Santander, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso  convoca todos os trabalhadores/as do banco para uma assembleia extraordinária específica nesta terça-feira (11) de forma online. Esta ação ocorre em todo Brasil para unificar a categoria contra as ações arbitrárias do banco.

A assembleia geral extraordinária específica ocorrerá de forma remota/virtual durante o período das 08:00 até às 20:00 com os seguintes questionamentos:

1) Qual a opinião do bancário/a do Santander sobre as terceirizações anunciadas pelo Banco?

2) O bancário/a compreende que todos aqueles que prestam serviços em atividades que tenham como objetivo operações financeiras devam estar abrangidas pela representação dos Sindicatos dos Bancários?

 Todos os bancários do Santander podem participar desta ação que tem como objetivo reunir a categoria para reivindicar mais contratações por parte do banco espanhol que lucra bilhões no Brasil e só prioriza os lucros.  De acordo com o presidente do SEEB-MT e funcionário do Santander, Clodoaldo Barbosa, a estimativa é a de que 1,7 mil empregados passem a atuar na empresa SX Tools, que é do próprio banco.

“Este é mais um exemplo da ganância do banco que só prioriza o crescimento dos lucros e coloca em risco as conquistas históricas da categoria. O banco defende que estas mudanças serão benéficas para os trabalhadores sendo que os direitos trabalhistas não farão parte da realidade dos bancários e bancárias”, afirma o presidente. 
Para a diretora do Sindicato e funcionária do Santander, Leonice de Souza, o Santander fez o anúncio no último dia 30 de setembro por meio de um comunicado aos funcionários, que vai terceirizar toda a área de manufatura do banco, sem realizar debate com o movimento sindical. “Convocamos os bancários a participar da assembleia para explicitar para o banco que não vamos abrir mão dos direitos trabalhista que o Santander visa extinguir”.

Retrocessos

Com a alteração de empregador do banco Santander para a “SX Tools”, os empregados perderão os direitos e conquistas da categoria bancária, uma das mais fortes e organizadas do país, como a jornada de seis horas. Outra perda é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) estabelecida com as regras claras da CCT da categoria. Cada empresa terceirizada do Santander distribuirá a PLR aos seus empregados com regras ainda desconhecidas e sem nenhuma negociação prévia com o movimento sindical 

Outra perda será no auxílio-creche/babá. O valor do auxílio na “SX Tools” será de R$ 411 por filho, por até 12 meses. A CCT bancária garante R$ 602,81 por filho, até completar 71 meses.

Assembleia

A votação será realizada por sistema eletrônico, via internet, em plataforma disponibilizada pela Contraf-CUT. Todos os funcionários podem votar, sejam eles sindicalizados ou não.

Basta acessar o link

http://bancarios.votabem.com.br/

Quando – Terça-feira (11/10)
Horário – Das 9h às 19h MT

 

Notícias Relacionadas