(Formosa-GO) - Nesta segunda (14), às 16h, vamos avaliar a nova proposta da Fenaban, apresentada na madrugada de sexta, após mais de 16 horas de negociação em São Paulo. Será no SBS, em frente ao edifício Casa de São Paulo (Cooperforte), em Brasília.
Foram necessárias mais de três semanas de greve para os banqueiros elevaram para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.
Os bancos recuaram da proposição inicial de compensar todos os dias de greve em 180 dias. Evoluíram para a proposta do ano passado, de compensação de duas horas diárias até o dia 15 de dezembro. Finalmente aceitaram compensar no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro.
Em razão desses e outros avanços, o Comando Nacional está orientando os sindicatos a aceitarem a nova proposta, que garante aumento real de salário pelo décimo ano consecutivo, valorização do piso e novas conquistas econômicas e sociais. A orientação é também pela aprovação das propostas específicas do Banco do Brasil e da Caixa.
"Se os banqueiros cederam e apresentaram nova proposta foi por causa da determinação da categoria e da força da greve que atingiu 90% rede bancária da Ride e mais de 12 mil agências e postos em todo o país", avalia Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride.
Veja a proposta completa da Fenaban em www.sintraf-ride.org.br
Assembleia segunda-feira (14), às 16h
Local: SBS (em frente ao Edifício Casa São Paulo - Cooperforte) - Brasília
Transporte com saída às 15h de Formosa (sede do Sintraf-Ride), de Luziânia (praça em frente ao BB) e de Águas Lindas (em frente à agência da Caixa)
Informações no Sintraf-Ride: 3631-3525