Notícias

home » notícias

1 de Abril de 2024 às 14:59

Bancários de Ponta Porã aprovam filiação à Federação do Centro-Norte

Na assembleia que aprovou o novo estatuto do sindicato, categoria de Ponta Porã também concordou com filiação à Contraf-CUT. Fetec-CUT/CN tem agora 13 sindicatos filiados em sua base territorial


Em assembleia realizada na quarta-feira 27 de março, os bancários e bancárias de Ponta Porã (MS) aprovaram por unanimidade um novo estatuto do Sindicato, que inclui a filiação do Seeb PP à Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), à Contraf-CUT e à Central Única dos Trabalhadores. A atual diretoria, encabeçada pelo presidente Marcelo Lugo, foi eleita em julho do ano passado.

Com mais essa filiação, a Fetec-CUT/CN passa a ter 13 sindicatos em sua base territorial: Brasília, Mato Grosso, Pará, Campo Grande, Rondônia, Dourados (MS), Acre, Amapá, Sinbama (Médio Araguaia), Rondonópolis (MT), Sintraf-Ride (entorno de Brasília), Roraima e Ponta Porã.

“Completamos assim um projeto que tem quase uma década, e que passou pela eleição da atual diretoria no ano passado, que contou com o apoio da Fetec-CUT/CN. É para mim um motivo de orgulho e de grande satisfação participar dessa história e de poder dizer que os bancários de Ponta Porã fazem agora parte da grande unidade nacional da categoria bancária, que garante as grandes conquistas dos bancários”, destaca Cleiton dos Santos Silva, presidente da Federação, que esteve presente à assembleia de Ponta Porã. Clique aqui para assistir fala de Cleiton.

“Depois de muitos anos, estamos vivendo um momento de mudanças e alinhamento com as entidades nacionais. A Fetec-CUT/CN esteve com a gente desde o início e agora damos um importante passo para fortalecer nossa categoria. Essa filiação permite que nossas demandas sejam levadas até os bancos, nas mesas de negociações, e nossa participação em movimentos nacionais que vão garantir a manutenção e ampliação dos nossos direitos”, acrescenta o presidente do SEEB-PP, Marcelo Lugo. Veja mais no vídeo abaixo.

Também estiveram presentes na assembleia o diretor de Relações Políticas e Sindicais da Federação, Arilson da Silva, o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Carlos Longo, e demais diretores da entidade sindical, que também é filiada à Fetec-CUT/CN e à Contraf-CUT.

Carlos Longo fez um resgate histórico e lembrou que já havia interesse da categoria, em Ponta Porã, de fazer parte da unidade nacional e agora, finalmente, foi possível concretizar esse objetivo e iniciar uma nova fase na gestão do SEEB-PP. Veja abaixo a fala de Carlos Longo.

Modernização do Estatuto

Na assembleia, foram aprovadas ainda as alterações que visam a modernização do Estatuto do SEEB-PP e a ampliação da participação dos filiados nas decisões da entidade sindical.

O advogado trabalhista Jefferson Martins, que presta assessoria jurídica para a Contraf-CUT, participou da assembleia para esclarecer as dúvidas dos filiados sobre essas alterações antes da votação. Veja os principais pontos:

Assembleia virtual/híbrida

O estatuto agora prevê a realização de assembleias virtuais e/ou híbridas. A medida aumenta a participação da categoria e é mais democrática, com a possibilidade de participação de bancários de todas as cidades da base do SEEB-PP.

Novas políticas

As ações relacionadas à Organização do Ramo Financeiro serão tratadas pela Presidência do SEEB-PP, com o objetivo de ampliar a representação dos trabalhadores que atuam nas instituições financeiras. Já a Secretaria Geral ficará responsável pelas demandas referentes às políticas voltadas às mulheres no ambiente de trabalho.

Aposentados

Agora os aposentados terão um período de 3 meses para manifestar o interesse em permanecer filiado ao SEEB-PP, após a homologação de aposentadoria. Antes, essa escolha só poderia ser feita no momento da homologação.

Como regra transitória, será aberto um período de 6 meses para aqueles que já estão aposentados e queiram filiar-se ao sindicato. Esta é uma abertura democrática e participativa para aqueles que dedicaram a sua vida ao banco.

Também foi estabelecido um percentual mínimo de representantes de bancos públicos e privados para a composição da diretoria do SEEB-PP; autorizada a realização de eleição virtual, conforme avaliação da Comissão Eleitoral; entre outros pontos.


Fonte: Fetec-CUT, com SEEB-PP


Notícias Relacionadas