A 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro aprovou neste domingo 9 de junho a pauta de reivindicações da Campanha Nacional de 2024, que terá como principais eixos aumento real de salário de 5% e ampliação de direitos, fim do assédio e dos instrumentos que adoecem a categoria na cobrança de metas e defesa dos empregos diante dos impactos dos avanços tecnológicos no trabalho bancário.
Outras bandeiras centrais da Campanha de 2024 aprovada pela Conferência são as seguintes:
• Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro.
• Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda.
• Reforma tributária: tributar os super-ricos e ampliar a isenção do IR na PLR.
• Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva.
• Ampliação da sindicalização.
• Fortalecer o debate da importância das eleições de 2024 para a cllasse trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia, eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com essa pauta.
Participaram da 26ª Conferência Nacional, que começou na sexta-feira 7 em São Paulo, 632 delegados e delegadas de todo o país, de bancos públicos e privados, dos quais 78 representando as bases sindicais da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT).
“Após um longo processo de diálogo e mobilização, construímos na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro a minuta de reivindicações da categoria bancária. Agora, os próximos passos são iniciar as negociações com a Fenaban e potencializar nossa atuação, nas ruas e nas redes, para preparar as bancárias e os bancários para o movimento grevista se for necessário”, afirma Rodrigo Britto, presidente da Fetec-CUT/CN.
Parte da delegação da Fetec-CUT/CN na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada em São Paulo de 7 a 9 de junho
“Os debates que realizamos aqui nesses três dias de conferência sintetizaram as propostas trazidas desde nossas bases pela Consulta Nacional e conferências regionais e estaduais, que foram realizadas em todo país e se somam às resoluções dos congressos e encontros específicos de trabalhadores de cada banco”, explicou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira. “Faremos uma campanha que dialoga com os anseios da categoria e que nos levará, mais uma vez, à manutenção dos direitos garantidos em nossa CCT, à novas conquistas e ao aumento real, além de avanços nas pautas que são de toda a sociedade, como a redução da desigualdade social e econômica”, disse Juvandia. “Todas essas lutas nos conectam! E vamos juntos reconstruir o país que valoriza a classe trabalhadora e a população mais carente de nosso país”, concluiu.
A minuta será aprovada em assembleias que serão realizadas por sindicatos de todo país no dia 13 de junho, exceto nas bases dos sindicatos que aprovaram o refendo da minuta pela conferência nacional. Após a aprovação, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que se dê início às negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2024.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, também coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro, ressaltou que a categoria bancária é referência para as demais. “Neste ano, faremos uma grande campanha que, além de garantir nossos direitos e novas conquistas, será também um potente movimento por uma sociedade mais justa, inclusiva, no qual as pessoas e o meio-ambiente sejam as prioridades. Vamos juntos, a conquista está em nossas mãos”, disse.
Saiba também o que foi debatido nas mesas da 26ª Conferência e o que foi decido nos congressos e encontros nacionais dos bancos públicos e privados:
> Aumento real é prioridade dos bancários para a Campanha Nacional 2024, aponta pesquisa
> Economistas do Dieese mostram como resultados dos bancos e conjuntura vão impactar negociações
> Categoria prepara cartilha para atuação dos trabalhadores nas redes sociais
> Bancários têm o desafio de conquistar novos direitos e abrir caminho para os demais trabalhadores
> Livro sobre os impactos da Lava-Jato nos empregos é lançado na 26ª Conferência Nacional
> Big techs retêm informações estratégicas, ameaçam nossa soberania e impõem colonialismo digital
> Pedro Serrano mostra como a extrema direita funciona e dá pistas de como combatê-la
> Congresso Nacional dos Funcionários do BB aprova a pauta específica de reivindicações
> 39º Conecef define reivindicações específicas para a Caixa na Campanha Nacional 2024
> Bancários do Bradesco aprovam pauta de reivindicações específica em encontro nacional
> Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú aprova pauta de reivindicações
> Encontro Nacional dos bancários do Santander aprova minuta de reivindicações específicas
> Encontro nacional dos funcionários do Mercantil define reivindicações e plano de luta
A galeria de fotos da Contraf-CUT sobre todos os eventos nacionais pode ser acessada em https://drive.google.com/drive/folders/1br6BR1OZut6GUDQpaGTFLFttxQ-ZYWpl?usp=share_link
Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações da Contraf-CUT