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14 de Julho de 2024 às 09:35

Terceira mesa de negociação tem participação especial do diretor do setor de TI do Banpará


A terceira mesa de negociação específica, na manhã da última quarta-feira (10), contou com a participação do diretor do setor de Tecnologia da Informação (TI) do banco, Adriano Aguiar, que veio para trazer respostas aos problemas enfrentados, no setor, por todas as agências do Banpará.

Segundo Adriano, o banco está investindo fortemente em tecnologia de ponta, inclusive com instalação de internet fibra ótica na grande maioria das unidades, o que vai levar mais velocidade e estabilidade na conexão, além de menos interferências. O linhão de Tucuruí, bem como infovias subaquáticas são mais alternativas para a solução dos problemas, e todo esse novo sistema já está sendo utilizado. Em unidades aonde as fibras ainda não chegaram, estão sendo adotadas as mais modernas tecnologias de comunicação via satélite.

A previsão, de acordo com o diretor de TI, é de que que em oito a dez meses um novo conceito em datacenter (corresponde a um local físico que armazena máquinas de computação e seus equipamentos de hardware relacionados) será implantado, muito mais potente e com capacidade de atender às várias demandas que ocorrem, principalmente depois da expansão significativa do Banpará.

Além disso, mais de 30 novos links via satélite serão disponibilizados em três meses, e novos servidores serão implantados em até um ano, ou seja, antes da COP 30 esse novo sistema deve estar em pleno funcionamento.

“Perguntamos também sobre o SPA (Sistema Padrão de Automação), um ecossistema que é adotado pelo banco, o qual vários outros sistemas se integram e dependem para funcionar; e assim melhorar o sistema interno e por conseguinte o atendimento bancário”, comenta a diretora do Sindicato, Érica Fabíola, que também é bancária do Banpará.

A direção de TI ratificou que essas limitações são um maiores obstáculos a serem resolvidos pelo banco para otimização do ecossistema SPA.

Para as entidades sindicais (Contraf-CUT, Fetec-CUT/CN e Sindicato dos Bancários) tais informações são de extrema relevância e precisam circular entre o funcionalismo, bem como prazos factíveis para as soluções de interrupção do sistema, em especial nas agências em que a falta do conjunto tecnológico gera problemas. “O Banpará tem como grande diferencial o atendimento humano, mas esse bancário, essa bancária que está na ponta, precisa de retaguarda de um bom sistema tecnológico, para não só atender a clientela, mas para evitar ataques e agressões, como têm acontecido em alguns locais e até nas redes sociais. Então, entendemos como estratégico de condições de trabalho essa retaguarda tecnológica que hoje é intermitente, ainda”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni.

Para além da tecnologia, os representantes do funcionalismo do banco também defenderam a contratação de mais bancários e bancárias para acompanhar toda a demanda de crescimento da rede do banco. “Toda essa demanda tem gerado sobrecarga de trabalho para o setor, e por isso propomos duplicar o número de empregados e empregadas, para chegar em 400. Não basta somente investir de um lado e esquecer do outro, para que um bom atendimento seja garantido e humanizado, é preciso pessoas do outro lado”, afirma a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.

Sobre o exposto, a direção do Banpará informou que precisa primeiro reestruturar o sistema interno do banco com nova tecnologia, e discordou da proposta das entidades de duplicar o quadro funcional, e informou ainda que o novo concurso, previsto para o segundo semestre desse ano, com a banca organizadora já definida, terá vagas para o setor.

Para a terceira rodada estava prevista a retomada dos artigos pendentes, da última mesa, sobre isonomia e igualdade de oportunidades, mas o debate sobre tecnologia acabou sendo pauta única.

Além de Tatiana Oliveira, Vera Paoloni e Érica Fabíola, representaram o funcionalismo do Banpará os advogados Mary Cohen e Estevão Fragallo; bem como a presidenta da Afbepa, Kátia Furtado e a advogada, Ana Carolina.

Já pelo Banpará, estiveram em mesa: o diretor administrativo que também é coordenador da Comissão, Paulo Arévalo, a coordenadora do núcleo jurídico, Henrieth Cutrim, e a assessora da diretoria administrativa, Taciane Silva.

Reunião de esclarecimento

Conforme deliberado no 16º Encontro, a cada rodada de negociação, o Sindicato irá convocar a categoria para informar o que ocorreu, com amplo esclarecimento sobre os artigos debatidos em mesa, ratificando a transparência e compromisso das entidades.

A reunião será na próxima sexta-feira (12), às 18 horas, via plataforma Zoom. Para participar o bancário e a bancária precisa se inscrever aqui para receber o link da sala por e-mail; quem se inscreveu para participar do Encontro, já vai receber, automaticamente, o mesmo link, também por e-mail.

Próximas rodadas

Serão nos dias 22 e 23 de julho, sempre de 9h às 13h. Nesse ínterim,o banco ficou de enviar, por e-mail, as respostas já redacionadas e as três atas das rodadas que aconteceram.

A próxima mesa deve debater os artigos pendentes, do 38 ao 45, além dos 5, 6, 7, 11, 12, 13, 16, 17, 25, e 28.

Acesse aqui a minuta de reivindicações

 

Leia também:

CN2024: Segunda mesa de negociação com o Banpará debate isonomia e igualdade de oportunidades

CN2024: Saúde foi o tema da primeira mesa de negociação com o Banpará

  

Fonte: Bancários PA


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