Os temas relacionados à proteção e à saúde do funcionalismo do Banpará constam nos artigos 65 ao 78, e todos foram debatidos ponto a ponto, na primeira mesa de negociação da Campanha Nacional 2024, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), na matriz do banco em Belém.
“Começamos oficialmente as rodadas de negociação específica por um dos itens que foi pauta comum de toda a categoria, a saúde física e principalmente a mental. A maioria dos artigos, o Banpará manteve a redação da minuta entregue; o que avaliamos de forma positiva”, destaca a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
Além dela, o funcionalismo do banco esteve representado pelas dirigentes sindicais Vera Paoloni (Fetec-CUT/CN), Érica Fabíola (Sindicato dos Bancários), Rosalina Amorim (Contraf-CUT), Kátia Furtado e Joventina Marques, e o advogado Omar Martins (ambos da Afbepa), além dos advogados Mary Cohen e Estevão Fragallo.
Já pelo banco estiveram presentes a presidenta, Ruth Méllo, o diretor Igor Gonçalves, e a assessora Alice Coelho.
ARTIGOS 65 AO 78
Clique aqui para ler a minuta
BANCO MANTÉM REDAÇÃO:
ARTIGO 65: Houve apenas a exclusão o § 2º, pois não há mais a epidemia de COVID-19.
ARTIGO 66
ARTIGO 67
ARTIGO 74: Registra-se que o § único será tratado nas cláusulas de PLR e promoção.
ARTIGO 76
BANCO VAI APRESENTAR NOVA PROPOSTA DE REDAÇÃO:
ARTIGO 68
BANCO ACATA PARCIALMENTE COM AJUSTES NA REDAÇÃO:
ARTIGO 69: Banco excluiu parágrafo segundo e vai propor ajuste na redação do parágrafo primeiro, com destaque para obrigações do plano. § 3º será uma nova cláusula para falar da contratação de serviços de psicologia e psiquiatria.
ARTIGO 70: Banco acata redação que inclui região de Santarém e Marabá, com ajuste no parágrafo único, prevendo novas operadoras e ampliando o prazo de 30 para até 180 dias, após a assinatura do acordo, conforme legislação vigente.
ARTIGO 71: Banco se propôs a fazer estudo atuarial no prazo de 90 dias e a partir do resultado da pesquisa, implementar política de reembolso no primeiro trimestre de 2025. Uma nova redação será apresentada pela empresa.
ARTIGO 72: No lugar de ‘garantia’, o banco vai ‘auxiliar’.
ARTIGO 73: Banco se compromete a implementar o artigo em janeiro de 2025, pois o valor para o custeio precisa constar no orçamento da empresa. Além disso, o Sindicato vai apresentar redação complementar do parágrafo único.
ARTIGO 75: Assim como o 73, o artigo vai vigorar somente no ano que vem, por conta do orçamento. Banco aceitou dobrar o número de terapias, saindo de 1200 para 2400.
ARTIGO 77: No caput foi registrado período anual para contagem e feita exclusão do serviço odontológico. Quanto ao público alvo, qualificar no § 1º conforme artigo 9º. Exclusão do § 2º da minuta e manutenção dos § 2º e 3º do acordo vigente.
ARTIGO 80: Banco disse que já atende, mas vai apresentar nova redação.
BANCO AINDA VAI ANALISAR PROPOSTA:
ARTIGO 78: Banco vai analisar proposta das entidades.
ARTIGO 79: Banco vai analisar proposta.
ARTIGO 81: Banco vai analisar proposta.
Reunião de esclarecimento
“Conforme deliberado no nosso 16º Encontro, a cada rodada de negociação, o Sindicato irá convocar a categoria para informar o que aconteceu em cada rodada de negociação, com amplo esclarecimento sobre os artigos debatidos em mesa, ratificando a transparência e compromisso que sempre tivemos com a nossa categoria, exercitando a escutatória para construirmos, de novo, o melhor acordo coletivo”, destaca Vera Paoloni, que também é vice-presidenta do Sindicato.
A reunião será na próxima quarta-feira (3), às 18 horas, via plataforma Zoom. Para participar o bancário e a bancária precisa se inscrever para receber o link da sala por e-mail. Porém, quem se inscreveu para participar do Encontro, já vai receber, automaticamente, o mesmo link por e-mail.
Calendário de negociação
Sempre das 9h às 13h, a próxima rodada, ainda a ser confirmada, para o dia 12 de julho, deve tratar dos artigos 22, 23, 27, 29 a 37, 39, 40, 41, 44, 51 , 80 e 96.
As outras datas já aprovadas são 17, 23 e 31 do próximo mês.
Leia também:
CN2024: Já está com a direção do Banpará a minuta de reivindicação do funcionalismo do banco
Fonte: Bancários PA