Notícias

home » notícias

6 de Abril de 2018 às 08:27

Moro expediu ordem de prisão contra Lula 19 minutos após ser notificado pelo TRF-4


Buzzfeed
Severino Motta

Não foram necessários nem 20 minutos para que o juiz Sérgio Moro preparasse a decisão que determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Isso é o que mostra o sistema de acompanhamento processual do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, corte que julgou os primeiros recursos de Lula contra sua condenação.

 
Lula no fim da tarde de hoje após saber da determinação de sua prisão
 
Paulo Whitaker / Reuters

Lula no fim da tarde de hoje após saber da determinação de sua prisão

 

De acordo com o andamento, o ofício do TRF-4 determinando que Moro desse início ao cumprimento de pena para Lula apareceu no processo às 17h31.

 
Documento mostra a hora que o ofício do TRF-4 foi anexado ao processo
 

Documento mostra a hora que o ofício do TRF-4 foi anexado ao processo

 

Pouco depois, às 17h50, Moro já estava assinando sua decisão de 3 páginas determinando a prisão de Lula.

 
Hora que o juiz Sérgio Moro assinou sua decisão
 
Reprodução

Hora que o juiz Sérgio Moro assinou sua decisão

 

Apesar de sucinta, a decisão de Moro vedou o uso de algemas durante os procedimentos de prisão e ainda considerou que, como Lula já ocupou a presidência da República, ele poderia se apresentar voluntariamente na Polícia Federal de Curitiba até às 17h desta sexta-feira.

RAPIDEZ

A rapidez da prisão surpreendeu integrantes do PT, que acreditavam na prisão do ex-presidente somente na semana que vem. Estavam, inclusive, planejando atos públicos com a presença de Lula para antes de sua detenção.

Parte da defesa de Lula também acreditava que o recolhimento só se daria na semana que vem, após ser encerrado para que os advogados fossem formalmente notificados da decisão do TRF-4 que negou os embargos declaratórios do ex-presidente.


Notícias Relacionadas