Notícias

home » notícias

21 de Agosto de 2017 às 19:44

Em audiência na CDH do Senado, sindicalistas criticam reforma da Previdência


A reforma da previdência foi duramente criticada por sindicalistas presentes em audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), na quinta-feira (17), no Senado, quando ressaltaram que ela não é um ajuste fiscal, mas sim uma mudança no modelo de sociedade para deixar sem proteção os mais vulneráveis.

O sindicalistas também contestaram o déficit do setor e afirmaram que os cálculos do governo são equivocados e que os servidores públicos não os responsáveis pelo suposto rombo da Previdência. “O grande problema do atual governo é focar somente no sistema financeiro sem se preocupar com políticas públicas”, destacaram.

Vídeo exibido por representante da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfipe) revela que, atualmente, menos de 1% dos idosos estão em situação de extrema pobreza. Com a proposta do governo, mais da metade deles podem passar a fazer parte dessa triste realidade.

Servidores públicos

Representante do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação (Sinasefe) também defendeu que os servidores não são responsáveis pelo suposto déficit da Previdência, observando que se o servidor tem uma aposentadoria mais alta, é justamente porque ele contribuiu mais.

Todos os participantes forem unânimes em afirmar que, desde 1988, o governo vem realizando mudanças prejudiciais na aposentadoria, especialmente na dos servidores públicos. E reiteraram a importância de todas as categorias de trabalhadores continuarem lutando contra a mudança de forma integrada.


Seeb Brasília com Agência Senado


Notícias Relacionadas