Notícias

home » notícias

28 de Maio de 2018 às 19:27

Debate sobre os impactos da reforma trabalhista é adiado pela Comissão de Trabalho da Câmara


O Seminário Nacional sobre os Impactos da Nova Legislação Trabalhista no Brasil, que seria realizado nesta terça-feira (29), na Câmara dos Deputados, foi adiado em função da grave situação da atual conjuntura, com a paralisação dos caminhoneiros. A nova data será divulgada oportunamente pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), organizadora do evento, que contará com a participação de representantes de movimentos sociais e sindical.

Os organizadores apontam alguns entraves que contribuem para o adiamento do seminário, como a dificuldade de deslocamento de alguns debatedores convidados e a mobilização da pauta do Congresso Nacional sobre soluções para a crise que o país atravessa.

Além disso, a principal pauta da mídia tem se concentrado na gravidade do momento conjuntural e das ações para a superação dos problemas. Neste sentido, o seminário teria pouca visibilidade e repercussão para a sociedade.

Perdas de direitos

Desde que entrou em vigor, em novembro do ano passado, a reforma trabalhista tem sido extremamente prejudicial para o trabalhador brasileiro. Além de elevadas taxas de desemprego, a precarização das relações de trabalho e as perdas de direitos têm se configurado como um verdadeiro golpe à classe trabalhadora.

O seminário será organizado em três eixos de debate. O primeiro analisará as condições econômicas da reforma para a economia nacional. O segundo irá discutir a controvérsia jurídica formada decorrente do novo texto legal. Por fim, o terceiro eixo analisará os impactos concretos e imediatos vivenciados pelos que lidam com a realidade contratual do mundo do trabalho e que realizam as negociações coletivas.


Fonte: Seeb Brasília


Notícias Relacionadas