Mesmo após os decretos governamentais que determinam que os bancos só podem fazer o atendimento ao público para os chamados ‘serviços essenciais’, e também com as liminares obtidas pelo Sindicato, ainda na semana passada, alguns bancos – ou agências/departamentos – insistem em não adotar medidas emergenciais para diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus aos seus funcionários, clientes e usuários, a exemplo do Santander em Rondônia.
Por isso o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) pede a todos os seus representados, dos bancos públicos e privados, que denunciem a agência/departamento, o banco ou a cooperativa que estiver descumprindo as determinações impostas pela Justiça do Trabalho. O mesmo pedido vale para os funcionários das cooperativas de crédito dos sistemas Credisis e Sicoob, que também foram alvos de liminares vitoriosas do Sindicato na questão do combate ao coronavírus.
“Qualquer banco, agência ou cooperativa de crédito que estiver desrespeitando normas emergenciais como o contingenciamento, o atendimento ao público para atividades classificadas como “urgência”, o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos empregados (máscaras, álcool em gel, luvas…), ou o afastamento dos trabalhadores classificados no “grupo de risco”, devem ser imediatamente denunciados ao Sindicato, para que possamos averiguar os casos e tomar as providências judiciais cabíveis. Os meios para a denúncia podem ser feitos pelos telefones dos dirigentes sindicais, pelo Whatsapp, nossa fanpage no Facebook e nosso site oficial (bancariosro.com.br), e o sigilo da identidade dos denunciantes é garantido. Os bancários devem acompanhar as matérias referentes ao seu banco, para ter a certeza de que o banco está cumprindo – ou não – a decisão judicial. Tudo que queremos é, sobretudo, garantir a saúde dos trabalhadores e da população em geral”, disse José Pinheiro, presidente do Sindicato.
Veja abaixo a lista dos telefones disponíveis do SEEB-RO para as denúncias: