Menu Principal

Notícias

home » notícias

24 de Março de 2025 às 11:25

Fetec imprime boletim para convidar categoria a responder pesquisa sobre violência organizacional e adoecimentos

Material foi remetido aos sindicatos. Pesquisa e Clínica do Trabalho visam preservar saúde e vida dos trabalhadores


A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) já imprimiu e está enviando a todos os sindicatos filiados um boletim para ser distribuído em todas as bases convidando os trabalhadores a responderem à pesquisa sobre a gestão, os atos de violência e o adoecimento no trabalho no sistema financeiro. O boletim também convida os trabalhadores que já adoeceram ou que estão tendo algum tipo de sofrimento a participarem da Clínica do Trabalho que a Fetec-CUT/CN instituiu, pela qual dois psicólogos especializados vão ouvir os relatos desses trabalhadores.

Tanto a pesquisa quanto a clínica, que têm o apoio da Fenae, são sigilosas e têm o objetivo tanto de aliviar o sofrimento quanto de obter informações mais precisas sobre a violência organizacional e seus impactos sobre os trabalhadores, para negociar com o setor patronal a adoção de políticas de prevenção e promoção em saúde mental da categoria. O tema geral da campanha é “Você tem direito à vida: Menos vigilância, mais saúde!”,

“Nos próximos dias os nossos sindicatos estarão recebendo o boletim da Federação para ser distribuído a todos os trabalhadores do ramo financeiro em suas bases. É importante que os trabalhadores respondam à pesquisa, para que possamos aferir os problemas relacionados à violência organizacional e às doenças psicossomáticas no mundo do trabalho”, afirma Rodrigo Britto, presidente da Fetec-CUT/CN, no vídeo abaixo.

 

“Solicitamos a todos os sindicatos filiados que se engajem na convocação e realização da pesquisa, ampliando também para os trabalhadores dos outros setores do ramo financeiro”, acrescenta Wadson Boaventura, secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN.

A pesquisa, que será coordenada pela psicóloga do Trabalho Ana Magnólia Mendes, umas das maiores especialistas sobre violência organizacional, vai até 31 de maio e a Clínica do Trabalho se estenderá por todo o semestre. Para responder à pesquisa basta clicar em https://pesquisa.ibract.com.br/fetec-cn) ou entrar pelo QR Code abaixo.

 

 

Para participar da Clínica do Trabalho você pode entrar em contato com os psicólogos do trabalho Arthur Pires e Paulo César pelo email clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com.

Clique aqui para saber mais sobre a pesquisa e a clínica do trabalho e quem são os profissionais envolvidos nessa iniciativa da Federação Centro-Norte.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas

volta ao topo