Cuiabá MT - Banda regional, café da manhã na porta do Bradesco, arrastão pelas agências bancárias e muito barulho com o caminhão de som circulando pelo centro financeiro de Cuiabá marcaram o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2015 em Mato Grosso.
Caracterizados, carregando com faixa e panfletos tanto para o bancário como para o cliente, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) dialogou com a população, nesta terça-feira, 18 de agosto. A simbologia da Campanha deste ano que tem como mote: “Exploração não tem perdão”, chamou muito a atenção das pessoas que estavam dentro das agências e também nas ruas de Cuiabá.
Na abertura das atividades, o diretor do sindicato Luis Edwiges, destacou os 7 pecados capitais dos banqueiros “Só no primeiro trimestre deste ano, os cinco maiores bancos apresentaram um lucro de quase 15 milhões, ou seja estão nadando de braçada, independentemente se tem crise financeira ou não, 21% acima da média dos anos anteriores, enquanto isso numa lógica perversa da rotatividade que demite e contrata pagando até 58% menos. Essa é a lógica que o Sindicato dos Bancários combate e que sociedade precisa combater junto com os trabalhadores do ramo financeiro, precisamos dar o grito contra o assédio moral, contra a ganância e a exploração financeira”, conclama.
Para o presidente da Central Única de Mato Grosso (CUT/MT), João Luiz Dourado, esse dialogo com a categoria e com a população, simboliza também que queremos mais. “A nossa campanha exige redução das taxas de juros e que a classe trabalhadora combata essa política econômica, que aumenta as taxas de juros, porque quando aumenta as taxas de juros, aumenta também a lucratividade dos banqueiros e os rentistas. E, os trabalhadores, as trabalhadoras, os clientes e usuários são prejudicados, pois essa política inibe o desenvolvimento e o crédito no país. Também queremos mais contratações para todos os bancos, pois queremos que os clientes sejam bem atendidos e não queremos que os trabalhadores sofram com Assédio Moral e tenham doenças ocupacionais em decorrência ao sobrecarga de trabalho e da pressão por cumprimento de meta”, afirmou ressaltando a campanha não dialoga somente com os bancários e sim com toda a população.
Para o empregado da Caixa e secretário de comunicação e divulgação do Sindicato dos Bancários de Brasília, Adilson Antonio de Sousa, convidado a participar do lançamento da campanha o Bradesco, que no primeiro semestre apresentou um lucro liquido de 8,7 bilhões, comprou o HSBC por pouco mais de 17 bilhões, ou seja, o com o lucro de um ano o Bradesco comprou um banco, onde já se viu o lucro de uma empresa de um ano comprar a concorrente. Só no mercado financeiro que essas coisas acontecem. Dividindo os 8,7 bilhões por 122 dias úteis do primeiro semestre de 2015, dá um lucro de 71 milhões de reais por dia. A mega-sena ameaça pagar 30, 40 milhões e todo mundo joga sonhando em ganhar um prêmio assim. Mas, o banco lucra isso por dia, à custa da exploração do trabalhador, à custa de taxas de juros e de tarifas abusivas sobre os clientes”, frisou não descartando a possibilidade de uma greve, pois os banqueiros não querem saber de atender as nossas reivindicações.
A mesma atividade será realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto, respectivamente nos agências do Bradesco, no Coxipó, Bradesco da Av. do CPA e no Itaú, no centro de Várzea Grande.
Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da redação