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18 de Fevereiro de 2015 às 23:00

19/02/2015 - Em ato lúdico, SEEB/Brasᆳlia protesta por mais contratações e menos filas


Brasília - Aproveitando o início do Carnaval, o Sindicato realizou nesta sexta-feira (13), em Taguatinga, protesto lúdico que contou com a apresentação de integrantes da Ala Show da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte para chamar a atenção da população e cobrar dos bancos respeito à Lei das Filas e mais contratações. Distribuindo panfletos, diretores do Sindicato percorreram agências do centro da cidade conversando com clientes e usuários sobre o número insuficiente de bancários e os orientando sobre meios para cobrar das instituições melhorias no atendimento.

 


“Os bancos têm que contratar mais funcionários. As filas estão enormes e os bancários seguem adoecendo e estressados com essa situação, por isso fizemos essa atividade mostrando que a população também pode cobrar dos bancos o cumprimento da legislação e melhores condições de trabalho e atendimento”, destaca o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

 

 


O panfleto que o Sindicato distribuiu à população contém várias informações sobre como denunciar os bancos pelo descumprimento da Lei Distrital nº 2547/2000, conhecida como Lei das Filas, bem como procedimentos para reclamações no Procon-DF, nos Juizados Especiais Cíveis do TJDFT (pequenas causas) e no Banco Central, além de expor os lucros bilionários das instituições financeiras em 2014 e os milhares de postos de trabalho que foram cortados no mesmo período.

 

 


População apoia ação

Vários clientes e usuários foram receptivos à iniciativa do Sindicato, cobrando mais contratações e atendimento de qualidade nos bancos. Paulo Henrique é representante comercial e critica a postura dos bancos, que lucram muito, mas não dão o devido retorno aos clientes. “Nós sabemos o quanto os bancos lucram no Brasil. São vários bilhões e não há contrapartida, com atendimento de qualidade. Também acredito que a população tem que cobrar uma postura do banco e não ficar calada diante do descumprimento da legislação”, diz.

 

 

Gustavo* foi aprovado no concurso da Caixa de 2014 e apoiou a atividade do Sindicato. Ele frisou a importância de mais contratações: “Eu sou um dos aprovados do último concurso e espero ser convocado para contribuir com a empresa e melhorar o atendimento. A Caixa está chamando lentamente se compararmos com as convocações do concurso de 2012”.

O autônomo Valdeban Anastácio contou que já ficou diversas vezes preso nem agência por causa das filas enormes. “Já fiquei esperando por mais de duas horas para ser atendido. São poucos bancários no atendimento e os clientes são prejudicados com a demora”, afirma Valdeban.

*Nome fictício

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília

 


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