(Cuiabá-MT) - Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizou neste sábado (14), o Encontro Regional de Mobilização da Campanha Nacional 2013 e Posse dos Delegados Sindicais do Banco do Brasil, Caixa e MT Fomento, no auditório 1º de Maio na sede do Sindicato.
O evento contou com representantes de todo o Estado, entre os municípios do interior estiveram bancários de Lambari do Oeste, Rosário Oeste, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Cáceres, Sinop e Rondonópolis.
Presidente da Contraf/CUT
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, que participaria do evento, infelizmente teve que retornar a São Paulo na madrugada de sábado (14), para prestar a última homenagem ao amigo de luta o ex-ministro, ex-deputado federal e ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Luiz Gushiken. O Sindicato dos Bancários externou durante o evento solidariedade a toda família, amigos e toda categoria.
Participações
O Encontro contou com a presença do presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), José Avelino, do presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso (APCEF/MT), Augusto Ferreira Rodrigues Filho, do presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT), João Dourado, e do vereador e diretor do SEEB-MT, Arilson da Silva.
Com objetivo de integrar a categoria como um todo, debater sobre os desafios da greve e a luta por valorização, segurança, melhores condições de trabalho, fim do assédio moral, além de outros assuntos, houve um amplo debate entre os participantes. Estratégias para fortalecer a greve que foi deflagrada no dia 12 de setembro foram definidas e a importância da união da categoria foi frisada.
“O encontro dos bancários foi mais um momento para reunirmos e mobilizarmos a categoria para a nossa greve. Vamos firmes na luta pela garantia dos nossos direitos e ampliação das nossas conquistas. Vem pra luta bancário/a!”, afirma o presidente do SEEB-MT, José Guerra.
Posse dos Delegados Sindicais
O Encontro também foi marcado pela posse dos novos Delegados Sindicais da Caixa. Por motivos de alterações na MT Fomento, os trabalhadores serão empossados posteriormente. Os Delegados Sindicais terão mandato de um ano e têm um fundamental papel na unidade da categoria junto com o SEEB-MT.
Fonte: Seeb/Mato Grosso