O Banco do Brasil decidiu cancelar o 'convite' que havia feito para funcionários de agências no Rio Grande do Sul para trabalharem neste sábado, dia 26, visando fechar a meta de vendas com prazo de final para 29 de junho.
Após tomar conhecimento do comunicado do banco, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre passou a receber queixas e denúncias dos funcionários, tanto por telefone como por e-mail. A entidade decidiu protocolar um ofício à SRTE solicitando uma fiscalização no BB.
"O final de semana é para os trabalhadores descansarem. As metas devem ser cumpridas durante o horário de trabalho. Preponderou o bom senso e esperamos que esta disposição ao diálogo continue", destaca o diretor do SindBancários, Ronaldo Zeni.
Já o diretor do Sindicato, Pedro Loss, observa que o bom senso prevaleceu. "Estamos sempre abertos ao diálogo, mas não abrimos mão do direito ao descanso semanal que os trabalhadores têm."
Pressão sindical
O SindBancários decidiu protocolar um ofício junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), pedindo fiscalização junto ao BB.
O mesmo procedimento foi adotado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Ramo Financeiro do RS (Fetrafi-RS), que fez um pedido de informações à direção do banco.
"A atuação pronta e eficaz das entidades sindicais foi fundamental, impedindo que o BB cometesse mais uma arbitrariedade contra os seus funcionários", destaca o diretor de finanças da Fetrafi-RS, Devanir Camargo da Silva.
Tudo tem Limite
Qualquer tentativa de assédio por parte da Superintendência, o SindBancários informa que estão à disposição os canais de comunicação da campanha Tudo tem Limite: o telefone 3433-1225, o e-mail tudotemlimite@sindbancarios.org.br ou acessar www.sindbancarios.org.br/tudotemlimite onde um formulário está disponível. Se preferir, a pessoa pode se manter no anonimato.
Fonte: Contraf-CUT com SindBancários