Antecipação da PLR para antes do Carnaval, transferências de funcionários e funcionárias, novas agências foram algumas das pautas dialogadas no final da manhã de 18 de janeiro, entre o Sindicato e a presidenta do Banpará, Ruth Méllo. Participaram as diretoras sindicais Vera Paoloni, Salete Gomes e Érica Fabíola.
Sobre a antecipação da PLR, Ruth Méllo acolheu a solicitação e disse que analisaria o pedido juntamente com a diretoria do banco.
Na mesa permanente com o banco, as dirigentes pautaram ainda que, principalmente em muitas agências, mas em especial as da região do Marajó, os funcionários e as funcionárias estão extrapolação de jornada, sem o recebimento da devida hora extra e esse excedente na jornada ocorre por falta de pessoal. O Sindicato indagou quando haverá novo concurso e a presidenta disse que também está no planejamento da instituição, mas ainda não decidido.
Outro ponto importante apresentado pelo sindicato, foi o pedido de transferência por muitos funcionários, com algumas situações, inclusive, de pessoas com necessidades de acompanhamento médico sistemático e privadas dessa assistência por estarem longe dos centros que têm médicos.
A presidenta do banco garantiu que dará tratamento aos pedidos de transferência, dando prioridade aos funcionários adoecidos ou que careçam de acompanhamento médico sistemático. Aproveitou para informar que bancários e bancárias sem o devido atendimento médico e do plano de saúde em seus municípios, se precisarem dessa assistência em Belém ou nos locais que prestem o serviço, terão essas despesas reembolsadas e que esse assunto está normatizado em Aviso Circular do Banpará.
O Sindicato apresentou alguns casos de pedidos de transferência de colegas para locais que têm vaga. A presidenta anotou cada nome e situação e solicitou que todos e todas as colegas que já tenham passado os quatro anos regulamentares, encaminhem o requerimento à SUDEP, discriminando os motivos do pedido de transferência. Adiantou que há muitos pedidos de transferência.
Outro ponto abordado foi em relação ao “Parazão Banpará”, patrocínio esportivo. A presidenta explicou que é um contrato antigo que tornou a ser renovado e que, para o banco, é uma importante parceria, pois do ponto de vista do marketing, a imagem do Banpará está no campo, na camisa dos jogadores, além de todas as mídias sociais, TV e rádio.
Para Vera Paoloni, “a reunião foi positiva para apresentar ao banco as demandas do funcionalismo, considerando que este é um ano de campanha nacional, de reajustes. Então foi bom esse contato inicial no ano novo. Agora, aguardamos a resposta sobre a antecipação da PLR, pois o funcionalismo tá “liso”‘, explicou a vice-presidenta.
Na mesma manhã, foi realizada ainda a primeira reunião do Comitê Disciplinar de 2024.
Fonte: Bancários Pará