Notícias

home » notícias

7 de Julho de 2022 às 20:31

CN2022: Começam bem as negociações com o Banpará


Começaram os jogos da Campanha Nacional 2022 no Banpará. E logo na primeira fase de negociações, o saldo para o funcionalismo foi positivo. Com a presença da presidenta do Banco do Estado, Ruth Méllo, na mesa ocorrida na tarde desta quinta-feira 07/07, o Banpará respondeu que já analisou e renovará 25 artigos do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, conforme a redação da minuta de reivindicações apresentada.

O Banco informou ainda que renovará o acordo sobre a Emenda Constitucional 103/19, que trata da previdência social.

Sobre o Banco de Horas da pandemia, não foi aprofundado o debate nesta mesa, as entidades solicitaram que o banco forneça informações sobre a situação atual e a quantidade de empregados envolvidos no tema, para a realização posterior de mesa específica sobre este assunto.

Os destaques da negociação desta quinta-feira foram para ampliação de 15 dias na Licença-Prêmio, 40% de reajuste no valor do Acordo em vigor para bens subtraídos em assaltou ou sequestros, e ampliação de sessões mensais de terapias holísticas para 1.200. Confira abaixo a lista de cláusulas que o Banpará garantiu renovação:

Artigo 16 – Isenção de tarifas
Artigo 21 – Licença-Prêmio
Artigo 23 – Incorporação de Função
Artigo 35 – Segurança Bancária – Procedimentos Especiais
Artigo 36 – Transporte de numerário
Artigo 37 – Seminário de Segurança Bancária
Artigo 38 – Ampla defesa no Comitê Disciplinar
Artigo 39 – Efetivação nas Funções
Artigo 40 – Descomissionamento das Demissões Imotivadas
Artigo 41 – Integração Digital
Artigo 42 – Espaços de Integração
Artigo 43 – Dados de medição e adequação das condições ambientais de trabalho
Artigo 44 – Combate efetivo ao Assédio Moral
Artigo 45 – Democratização do acesso à internet
Artigo 46 – Trabalho em dia não útil, dia útil não trabalhado e eventos em dias úteis
Artigo 49 – Saúde e qualidade de vida
Artigo 50 – Extensão de Terapias e Serviços de Saúde
Artigo 51 – Apoio ao dependente químico
Artigo 59 – Terapias Holísticas
Artigo 60 – CIPAs e SIPAT
Artigo 61 – Cobertura de consultas médicas para dependentes com deficiência
Artigo 62 – Pagamento de salários de aposentados na ativa
Artigo 63 – Preparação para aposentadoria
Artigo 70 – Férias fracionadas
Artigo 71 – Intervalo Intrajornada

Aprovado parcialmente

Além disso o Banpará acatou parcialmente a renovação de mais 4 artigos, pois irá apresentar proposta de redação para eles em mesas de negociação futuras. São eles:

Artigo 52 – Inclusão de dependentes no Plano de Saúde
Artigo 53 – Relação dos Trabalhadores com a Unimed
Artigo 54 – Plano de Saúde na Região de Marabá
Artigo 58 – Proteção aos adoecidos

Sobre o Artigo 55 (Reembolso do Plano de Saúde particular) o Banpará informou que a legislação não permite atender a reivindicação, porém há um credenciamento em aberto para outras operadores de plano de saúde, e os critérios de reembolso para procedimentos da Unimed será divulgado em breve para as entidades sindicais.

Calendário de negociações

As próximas mesas de negociação específica do Banpará serão nos dias 11 e 19 de julho, ambas às 9h da manhã, na matriz do Banco, em Belém.

Avaliações

“Para início dos debates, essa primeira mesa com o Banpará foi boa, pois amplia nossa Licença-Prêmio, terapias holísticas e reembolso aos funcionários em casos de assaltou ou sequestro. O Banpará se comprometeu a olhar a situação de adoecidos, avançou em vários pontos, e a expectativa é que outras reivindicações tenham idêntica, ou maior acolhida, o que inclui saúde, condições de trabalho, promoção, salário e revisão, criação de funções. Ou seja, valorização na veia. Colegas têm essa expectativa. E merecem”, destaca a diretora da Fetec-CUT Centro Norte e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

“Começamos bem o processo de negociações com o Banpará, mas ainda temos muitas reivindicações importantes para o funcionalismo que precisam ser debatidas e precisam avançar. É muito importante seguirmos com unidade e resistência em defesa dos nossos interesses”, destaca a diretora executiva da Contraf-CUT, Rosalina Amorim.

“A primeira mesa de negociação da Campanha Nacional 2022 com o Banpará foi positiva, produtiva, e a presidenta do Banpará se colocou ao diálogo e se comprometeu a avançar no que for possível para os funcionários do Banco do Estado. Vamos seguir na luta em defesa dos direitos e das reivindicações da nossa categoria. Bora ganhar esse jogo!”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

O Banpará foi representado na reunião pela presidenta do Banco, Ruth Méllo, o diretor Paulo Arevalo, e os assessores Igor Gonçalves, Luana Pontes e Eline Pereira.

Os trabalhadores foram representados pela presidenta do Sindicato dos Bancários, Tatiana Oliveira; pela diretora da Fetec-CUT/CN, Vera Paoloni; pela diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim; pela diretora da Afbpea, Edileuza Moreira; pelas assessoras jurídicas do Sindicato, Camila Aranha e Mary Cohen; e pelo assessor jurídico da Afbepa, Márcio Tuma.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas