A categoria bancária do Banpará assinou um novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), na terça-feira (13). A Campanha Nacional 2022 conquistou promoção excepcional na tabela do Plano de Cargos e Salários (PCS); 20% de reajuste no anuênio; 10,90% no piso de ingresso (dos níveis fundamental, médio e superior); 13% de reajuste no salário e nas demais verbas econômicas, como a comissão (se houver).
“Esse ACT assinado é um marco para os bancários e bancárias do Banpará, com reajustes bem expressivos, correções na carreira e outras conquistas; mais que tudo, o gratificante foi ver o sorriso estampado no rosto dos colegas. Somente com sindicatos fortes e uma organização nacional do movimento é que conseguimos negociações coletivas boas”, comemorou Gustavo Tabatinga Jr., secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
“Eu queria dizer que eu estou muito emocionada. Não são só algumas páginas, é muito direito que está consignado aqui; é valorização na veia do funcionalismo do banco. É o melhor acordo do Brasil, não só da categoria bancária, mas de todas as categorias de sindicatos filiados à CUT. Então, como funcionária desse banco das antigas, da mesa de negociação, de tantos comitês, eu quero dizer que eu estou muito feliz de colocar a minha assinatura mais uma vez, desta vez, no melhor acordo do planeta”, afirmou a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará e bancária do Banpará, Vera Paoloni.
O mesmo sentimento de felicidade era compartilhado por todos e todas que participaram da assinatura do ACT 2022/2024, após o pior cenário da pandemia da covid-19. “Passamos por um período muito difícil para toda a sociedade que foi a pandemia, e eu acho que ter esse reconhecimento na forma de melhores condições de trabalho e também mais direitos é fundamental. Então a gente está muito contente por poder efetivar isso com a assinatura hoje”, destacou a presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira.
Leia aqui a íntegra do ACT Banpará 2022/2024.
O ACT, aprovado por 98% do funcionalismo do Banpará no dia 19 de agosto, garantiu a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) já creditada, no dia 20 de agosto, na conta do funcionalismo.
“Sem dúvida nenhuma, o melhor Acordo Coletivo de Trabalho é o do Banpará, e nós da Federação, à qual o Sindicato dos Bancários do Pará é filiado, estamos muito honrados em participar mais uma vez desse momento que marca o encerramento da nossa Campanha Nacional. O Banpará segue fazendo história e servindo de referência para outros bancos e categorias”, ressaltou o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos Silva.
Fonte: Bancários PA