Conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2011, a Comissão é um importante instrumento para resolver pendências trabalhistas, contemplando empregados da ativa e aposentados do banco. A CCV para os empregados trata da solução de conflitos relativos à jornada de trabalho (7ª e 8ª horas). Já no caso dos ex-empregados, referente ao auxílio-alimentação e, a partir de janeiro de 2016, à natureza salarial do auxílio.
Os sindicatos que não enviaram o termo de adesão assinado em 2015 e desejem instalar a Comissão de Conciliação Voluntária podem entrar em contato com a Gerência Nacional de Informações Corporativas e Negociação Coletiva da Caixa (Geing), por meio do e-mail geing02@caixa.gov.br ou do telefone (61) 3206-3736, para receberem os modelos dos termos.
“O objetivo da CCV é resolver as demandas com maior rapidez. Mas o empregado que participar da conciliação não é obrigado a aceitar o acordo com a Caixa. Se o trabalhador não ficar satisfeito com a proposta do banco, nada impede que ele procure a Justiça e ingresse com uma ação trabalhista”, esclarece Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com a Caixa.