O Senado votará nesta quarta-feira 10 a Medida Provisória (MP) 936, que permite acordo para suspensão de contrato de trabalho, e redução de jornada e salário de empregados durante a crise causada pela pandemia do coronavírus. Os bancos conseguiram incluir um artigo (o 224) na MP que aumenta a jornada de trabalho da categoria bancária. Na reunião por videoconferência realizada na segunda-feira 8 com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários pediu que os bancos retirem o artigo, mas eles se recusaram.
Os representantes dos bancários também reivindicaram da Fenaban na reunião a prorrogação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), dentre outras reivindicações. Veja como foi a reunião.
A Contraf-CUT enviou um ofício ao relator da Medida Provisória, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), para manifestar preocupação com a aprovação da MP 936. Confira aqui.
O governo federal depende da votação para prorrogar o programa que garante a esses trabalhadores a complementação da renda, por intermédio do seguro-desemprego.
A medida também prorroga por um ano, até dezembro de 2021, a desoneração da folha de pagamento de setores intensivos em mão de obra.