Brasília - O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está na mira do governo ilegítimo e dos bancos privados. Com o apoio de Temer, os banqueiros pretendem tirar o Fundo da Caixa Econômica Federal, transferindo os recursos para o capital privado.
Na edição desta quarta (21), o programa TV Bancários Web traz à tona a discussão sob o ponto de vista dos trabalhadores para a manutenção deste que é um dos direitos básicos do trabalhador brasileiro.
O convidado desta edição é o secretário de Formação Sindical da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Jacy Afonso.
Na semana passada, o dirigente sindical teve um artigo publicado no portal Brasil 247 sobre os 50 anos do Fundo. Jacy Afonso foi integrante do Conselho Curador do FGTS, entre 2007 e 2011, cuja responsabilidade é direcionar os recursos do Fundo e fiscalizar a aplicação dos valores.
Mudanças
Desde que foi criado, o FGTS sofreu mudanças nas regras de funcionamento, mas, a partir de 2002, as alterações na política econômica garantiram o aumento do recolhimento do Fundo, geração de novos empregos e aplicação dos recursos em programas do governo.
Agora, por meio de duas frentes, governo Temer e banqueiros querem seguir modelo privatista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, desconsiderando todos os benefícios do Fundo à população, favorecendo apenas o empresariado.
O programa será transmitido ao vivo, a partir das 18h, pelas redes sociais e pelo portal do Sindicato. Os bancários podem participar enviando perguntas e comentários pelo e-mail tvbancarios@bancariosdf.com.br.
Joanna Alves
Colaboração para o Sebb Brasília