Segundo dados da Funcef, quase 25 mil participantes e assistidos já votaram na eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Dos 91.552 empregados ativos da Caixa Econômica Federal aptos, 19.393 escolheram uma das sete chapas, o que representa 21,18% do total. Entre os aposentados e pensionistas, o índice é menor: 11,73%, 4.728 dos 40.303. Também já votaram 129 funcionários da Funcef, 67 trabalhadores do banco cedidos e 57 autopatrocinados.
A votação segue até as 18h desta quarta-feira, 18 de maio. Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, os números do primeiro dia indicam que deve aumentar a adesão, em relação aos pleitos anteriores. “O objetivo da campanha Meu Voto, Nosso Direito, que estamos realizando em parceria com várias outras entidades, é fazer com que de 40% a 50% dos associados à Funcef participem da eleição. Fortalecer essa representação nos Conselhos e na Diretoria do nosso fundo de pensão é fundamental”, afirma.
Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Federação, reforça que a Diretoria da entidade está apoiando a “Chapa 5 - Funcef pra Gente”. “A Fundação e a representação dos trabalhadores estão sendo fortemente atacadas. O momento, portanto, é de superar desafios, buscar avanços e defender o que foi conquistado nos últimos anos. Os candidatos da Chapa 5 já lutaram muito e vão continuar lutando pelos participantes e assistidos. Não há espaço para aventureiros e nem para retrocessos”, avalia.
Como votar
Empregados da Caixa da ativa votam pelo SISRH, opção 4.1. Basta selecionar “Eleições Funcef 2016” e seguir as orientações. A opção também vale para os trabalhadores que estão de férias ou em licença remunerada. Já os aposentados, pensionistas e autopatrocinados têm duas opções: o site www.funcef.com.br/eleicoes2016 e o telefone 0800 722 0158. Nesse caso, é fundamental informar a senha recebida pelos Correios. Empregados do banco em licença não remunerada, cedidos e funcionários da Funcef também votam pela internet ou telefone.
João Alberto Garcia, presidente da Comissão Eleitoral das Eleições Funcef 2016, destaca a importância dos votos de participantes e assistidos. “Com esse processo democrático e transparente, podemos esperar uma Funcef cada vez mais forte. Os associados são os principais interessados no fundo de pensão. Esperamos ter um processo rico de participação. Essa é a forma que os participantes têm de administrar conjuntamente o fundo. A transparência do processo se dá com a participação dos eleitores”, diz.