Por Redação RBA
São Paulo – Em 2014, o lucro dos cinco maiores bancos no Brasil cresceu em média 18,5%, mas isso não se refletiu em benefícios aos trabalhadores, já que no mesmo período foram fechados mais de 5 mil postos de trabalho. O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro quer levar esta discussão para a sociedade e acaba de lançar a campanha "Banco pra quê? Banco pra quem?"
Reportagem de Viviane Nascimento, para o Seu Jornal, daTVT, mostra o lançamento do vídeo da campanha, realizado na última terça-feira (19), na Cinelândia, centro do Rio, que contou com participação de artistas e intelectuais. "O lucro faz parte do sistema, o que não pode é ser uma coisa desleal. E é desleal", diz o ator Osmar Prado.
O lançamento do vídeo ocorre quando a greve dos bancários alcança a terceira semana. No Rio, o número de agências fechadas subiu, chegando a quase 500 em todo o estado. A ideia é envolver a população carioca na discussão sobre o papel dos bancos, fazendo a denúncia dos lucros exorbitantes, o desrespeito aos clientes e a desvalorização dos funcionários praticados pelo setor.
Para a presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, a campanha é importante porque chama a atenção da população para as responsabilidades do sistema financeiro com a economia do país. Adriana também agradeceu aos participantes do vídeo: "É muito importante porque nós conseguimos artistas de ponta que fizeram suas declarações sem cobrar absolutamente nada questionando também os bancos".