A CONTRAF/CUT, em função dos fatos ocorridos hoje, 04 de março, considera:
- Que o constrangimento causado ao maior líder dos trabalhadores e dos brasileiros foi descabido e coberto de exageros, inclusive midiáticos, sustentados em preconceitos e sem qualquer ato ilícito verificado;
- Que todas estas ações praticadas pela direita brasileira têm um único objetivo claro: enfraquecer os trabalhadores e entregar o patrimônio público nacional;
- Que é hora da ampliação e fortalecimento da mobilização e envolvimento em todas as ações organizadas pela CUT Nacional e Estaduais e pela Confederação;
Por conta desta conjuntura, a CONTRAF/CUT orienta que em cada umas das bases sindicais representadas pelos companheiros e companheiras haja o engajamento, seguindo as orientações da CUT Nacional, conforme a seguir:
CUT fará vigília em todo o país em defesa de Lula e contra o golpe
CUT lança "Frente Ampla em defesa de Lula" e orienta as CUT´s Estaduais e todos os seus sindicatos a iniciar imediatamente a luta para impedir este golpe
O maior líder popular da história do Brasil foi constrangido a depor coercitivamente pela Polícia Federal, mesmo não tendo uma única prova de que cometeu qualquer ato ilícito.
O ex-presidente Lula tem endereço fixo, se prontificou a dar todas as informações solicitadas e a única denúncia contra ele é a suposta delação feita pelo senador Delcídio Amaral.
É o golpe que vem sendo construído pela direita há meses, sendo colocado em prática com a parceria dos grandes meios de comunicação do país, de parte da PF, do Ministério Público e da oposição ao projeto de governo democrático e popular que Lula implantou no Brasil em 2003.
FRENTE AMPLA EM DEFESA DE LULA
A primeira orientação para as CUTs Estaduais e sindicatos é construir a unidade em defesa do presidente Lula com todos os movimentos democráticos.
Precisamos unificar todos os movimentos e construir uma ação organizada.
Vamos começar com uma vigília permanente no lugar mais apropriado em cada uma das cidades – pode ser a sede da CUT, um sindicato -, enfim, um local onde a militância possa demonstrar que está unida em defesa de Lula, enquanto aguarda orientações sobre os próximos passos.
É importante ter em mente que: 1) temos de organizar a luta; 2) fazer a vigília; 3) ação permanente será comunicada durante o dia de hoje.
Essa é a primeira orientação. Os demais procedimentos serão encaminhados ao longo do dia.
#LulaValeALuta#
Diante dos graves acontecimentos ocorridos nesta sexta-feira (4), a Central Única dos Trabalhadores orienta sobre algumas ações de comunicação urgentes, a exemplo do que está sendo feito na CUT Nacional. Seguem algumas sugestões:
I - SITES:
1) Divulgar no site de cada entidade somente matérias em defesa de Lula. A ideia é substituir todas as matérias que estejam atualmente nos sites por notas de apoio, nacionais e internacionais, reproduzir matérias e entrevistas de pessoas do nosso campo que falem sobre a tentativa de golpe e se posicionem em defesa de Lula e da democracia etc.
2) O site da CUT Nacional está sendo atualizado a todo momento com essas matérias, podem ser reproduzidas.
II- REDES SOCIAIS:
3) Em qualquer postagem, seja no Twitter, Facebook, Youtube, Instagram, usar a hashtag #LulaValeaLuta – para unificarmos nossas ações;
4) Nos perfis pessoais, mudar a foto do perfil para uma foto pessoal com Lula ou uma foto de Lula;
5) Nos perfis institucionais, mudar a foto de capa do Facebook para uma foto de Lula com o povo;
6) Não aceitar provocações e bloquear pessoas que estejam fazendo provações;
7) Quando postar algo no Facebook, dar um intervalo de pelo menos 30 minutos para que o conteúdo fique em evidência, senão a postagem não aparece.
8) Gravar pequenos vídeos em defesa de Lula e da democracia e postar nas redes.
9) Postar fotos com plaquinha usando a hashtag #LulaValeaLuta
10) Orientar nossa militância e pessoas do nosso campo sobre as ações e atividades que estão sendo organizadas em defesa de Lula;
11) Mandar para imprensa@cut.org.br, informações de ações e atividades que estão sendo organizadas em defesa de Lula, especialmente em conjunto com movimentos sociais, para que possamos divulgar amplamente. Em São Paulo, por exemplo, está marcado um ato às 18h na quadra dos Bancários.
Saudações CUTistas,
Sergio Nobre Roni Barbosa
Secretário-Geral Nacional Secretário Nacional de Comunicação
Fonte: Contraf-CUT