Notícias

home » notícias

7 de Fevereiro de 2019 às 10:39

#LULALIVREJÁ: PT faz atos em apoio a Lula em São Paulo, Curitiba e mais cinco cidades

Manifestações vão reafirmar que ex-presidente é "refém" do Judiciário. Na falta de provas, delator Leo Pinheiro foi transformado em duas pessoas para corroborar delação, em mais um caso de perseguição


Crédito: RICARDO STUCKERT
Parlamentares destacam que nova condenação surge no momento em que Lula pode ser eleito Nobel da Paz

por Redação RBA

São Paulo – O PT convoca lideranças políticas e militantes para manifestação em defesa da democracia e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta à mais uma condenação, motivada pela perseguição política promovida pela Operação Lava Jato. As mobilizações ocorrerão em São Paulo, na sede nacional do partido, e também na Vigília Lula Livre, em Curitiba, ambas nesta quinta-feira (7) a partir das 17h.

Também estão previstas manifestações em  Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Cuiabá. Na sexta-feira (8), há um ato previsto em Recife (confira abaixo a programação). 

"Mais uma vez, Lula é condenado sem provas. O presidente que mais fez pelo povo brasileiro hoje é preso político, refém de um Judiciário que rasga a lei diariamente para manter em cativeiro aquele que teria sido eleito novamente pelo povo. Vamos à luta, vamos às ruas! Por #LulaLivreJá!", diz a convocatória para os atos, nas redes sociais. 

Nesta quarta-feira (6), a juíza Gabriela Hardt, substituta do ex-juiz Sérgio Moro no comando da operação, condenou o ex-presidente a 12 anos e 11 meses de prisão, no processo que envolve o chamado sítio de Atibaia, no interior paulista. A defesa de Lula recorrerá da decisão. 

Leia também: Lula sofre nova condenação, agora em processo por sítio de Atibaia

O advogado Cristiano Zanin Martins, que integra a defesa do ex-presidente, alega que a juíza não apresenta qualquer ato cometido por Lula para justificar a condenação, baseada apenas nas palavras do delator Leo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, desconsiderando provas, laudos, depoimentos e documentos que atestam a sua inocência. 

"Chega-se ao ponto de a sentença rebater genericamente a argumentação da defesa de Lula fazendo referência a “depoimentos prestados por colaboradores e co-réus Leo Pinheiro e José Adelmário”, como se fossem pessoas diferentes, o que evidencia o distanciamento dos fundamentos apresentados na sentença da realidade", afirma o advogado. José Aldemário Pinheiro Filho é o nome verdadeiro do ex-executivo e delator Leo Pinheiro. 

Parlamentares do PT também criticaram a decisão. "Uma vez mais, o presidente Lula é vítima dessas condenações seletivas perpetradas pela Operação ‘Farsa a Jato’. O lawfare no Brasil segue a plenos pulmões. É escandaloso que, às vésperas de o STF se debruçar novamente sobre a aberrante abolição do princípio da presunção de inocência, o juízo de 1ª grau se precipite para condenar, pela segunda vez, um homem que já é vítima de prisão política. A sanha persecutória a Lula parece não ter fim", afirmou o senador Humberto Costa (PE), líder da bancada na Casa. 

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). e o senador Paulo Rocha (PA) destacaram que essa nova condenação vem justamente no momento em que cresce a possibilidade do ex-presidente ser indicado ao prêmio Nobel da Paz.

Em São Paulo, a manifestação em apoio a Lula ocorrerá no diretório nacional do PT, que fica na Rua Silveira Martins, 132, Sé, região central da capital. Já a Vigília Lula Livre está localizada na Rua Sandália Monzon, 164, no bairro de Santa Cândida, nos arredores da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente é mantido preso politicamente há mais de 300 dias.

Quinta-feira (7)

Porto Alegre
Local: Esquina Democrática
Horário: 12h

São Paulo
Local: Diretório Nacional do PT – R. Silveira Martins, 132, Sé – próximo ao metrô Sé
Horário: 17h

Curitiba
Local: Vigília Lula Livre
Horário: 17h

Florianópolis
Local: em frente à Catedral – centro
Horário: 16h

Cuiabá
Local: PT-MT – Rua Estevão Alves Corrêa, 197, Santa Helena
Horário: 18h30

Belo Horizonte
Local: Praça Sete de Setembro
Horário: 17h

Sexta-feira (8)

Recife
Local: Armazém do Campo – Av. Martins de Barros, 387 
Horário: 14h

 


Notícias Relacionadas