A Contraf-CUT participa, neste domingo (4), da 4ª Conferência Regional Uni Americas Juventude, na Colômbia. O evento, que antecede a 4ª Conferência Regional da UNI Américas, vai definir os nomes do futuro presidente e vice presidente do Comitê da Juventude da Uni Américas.
Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUt, lembra que os jovens do sindicalismo do setor de serviços das Américas estão reunidos para reafirmar nosso projeto de inclusão e continuidade da luta por um mundo melhor. “O que estão debatendo em Medellín na Colômbia não são assuntos só deles, são assuntos que interessam a toda a humanidade, num mundo de rápidas transformações. No Brasil, neste momento, por exemplo, a principal resistência ao golpe institucional de Estado vem da juventude. Um exemplo para marcar o rumo dos movimentos sociais do continente e para ser seguido. Estes jovens da UNI Global Union que estão reunidos aqui sabem da importância dos debates que vão ter pela frente e sabem que o futuro é deles.”
Para Fabiana Uehara Proscholdt, secretária da Juventude da Contraf-CUT, a participação da Confederação na reunião das Américas é muito importante neste momento difícil da política mundial. “O crescimento da direita no mundo todo pede que os trabalhadores se unam e lutem pelos seus direitos”. Ela ainda completa. “As direções das entidades de todo o país necessitam de renovação nas suas direções. A hora da juventude é agora e não o amanhã.”
Além de Fabiana, o Brasil é representado no evento por Fernanda Lopes, Lucimara Venerando e Márcio Vieira, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Katlin Mansanero, do Sindicato dos Bancários de Curitiba, e Daniele Miyachiro, do Sindicato dos Bancários de Campinas.
Programação
Depois da abertura, os jovens definirão a estratégias do Comitê de Jovens da UNI Américas, debaterão as formas de enfrentamento no mundo do trabalho com a nova economia mundial e elegerão o novo comitê executivo regional da UNI Américas Juventude para a gestão 2016 - 2020.