A juíza da 7ª Vara do Trabalho de Brasília condenou o banco Itaú a apresentar plano de segurança bancária, bem como implementar itens de segurança nas unidades denominadas “lojas de negócios”.
Em 2014, o Sindicato dos Bancários de Brasília fez movimento de paralisação na agência, situada no Setor Comercial Sul, em protesto contra o descumprimento de normas de segurança bancária.
Na Justiça, o banco tentou impedir o Sindicato de fazer a paralisação, enquanto que o Sindicato denunciou a ausência de segurança nas agências denominadas “lojas de negócios” que funcionavam sem a presença de vigilantes, entre outros problemas relativos a itens de segurança bancária, expondo os bancários a riscos.
“Considerando que o banco insistiu em não cumprir as normas de segurança bancária, o Sindicato requereu que o Itaú fosse impedido de fazer funcionar agências sem a implementação dos itens de segurança estabelecidos pela legislação, em razão do iminente risco à segurança dos bancários, o que foi deferido na decisão”, pondera Marianna Coelho, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato.
A condenação determina que o banco apresente o plano de segurança e o implemente no prazo de 120 dias, sob pena de multa. O prazo iniciará após o trânsito em julgado da ação, ou seja, quando esgotados os recursos. O banco recorreu da decisão.
Fonte: Seeb Brasília