Notícias

home » notícias

30 de Maio de 2016 às 06:18

Fenae, desde 1971 atuando pelos direitos e pelo bem-estar do pessoal da Caixa

Presidente Jair Pedro Ferreira lembra que a Federação nunca se furtou dos debates e das mobilizações. Além da luta política, entidade se destaca pela promoção da qualidade de vida da categoria, realizando e apoiando eventos esportivos, culturais e sociais


Crédito: Divulgação
Brasília - A Federação Nacional da Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) foi fundada em 29 de maio de 1971. A missão: defender os direitos dos empregados do banco e promover o bem-estar da categoria, incentivando práticas esportivas, culturais e sociais. E é exatamente isso que a entidade tem feito ao longo de todos esses anos, com a certeza de que lutar sempre vale a pena. Principalmente nos momentos mais adversos.


“A Fenae nunca se furtou dos debates e das mobilizações. Em relação à Caixa, atuamos contra o enfraquecimento e as propostas de privatização da empresa, bem como pela valorização dos seus trabalhadores e por um banco a serviço dos brasileiros. Essa batalha é diária, pois as ameaças e os problemas também são. E o apoio da categoria, sobretudo dos mais de 50 mil associados às Apcefs, é fundamental”, destaca o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças, lembra que a entidade enfrentou períodos de duros ataques às representações da classe trabalhadora, ameaça que está novamente à espreita. “Mais uma vez, estamos prontos para superar os desafios e continuar atuando pelos interesses dos empregados da ativa e aposentados, e também por um Brasil democrático e mais justo para todos”, afirma.

Esporte, cultura e lazer

Mas a Fenae não é apenas luta política. Em prol da qualidade de vida e do bem-estar do pessoal da Caixa, promove e apoia eventos esportivos, sociais e culturais. E sempre em conjunto com as 27 Apcefs. “Quanto mais fortalecida for essa parceria, mais condições teremos de cumprir nossa missão. E uma das formas é mostrar tudo que oferecemos e, assim, conquistar novos associados e fidelizar os que já são”, diz Clotário Cardoso, vice-presidente da Federação.

Quando o assunto é esporte, o destaque fica por conta dos Jogos da Fenae, que a cada dois anos reúne cerca de 2 mil atletas bancários da Caixa. “A edição de 2016, que é a 12ª e cujos preparativos estão a todo o vapor, vai ocorrer em Blumenau (SC), de 20 a 27 de agosto. Também temos a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, realizada todos os anos pelas Apcefs para comemorar o aniversário da Federação, e os Jogos Regionais, que ocorrem nos anos em que não há Jogos da Fenae”, frisa o diretor de Esportes da Federação, Cesar Cotrim.

Para a entidade, incentivar talentos também é prioridade. O Música Fenae, que surgiu em 1987 com o nome de Festival de Canção dos Empregados da Caixa (Fenec), tem aberto espaço e revelado compositores e intérpretes de todas as partes do país. “Agora estamos prestes a lançar o Talentos, que terá as categorias Foto & Filme, Artes Visuais, Literário e Musical. Trata-se da retomada do antigo Circuito Cultural, mas com um modelo mais dinâmico e interativo”, conta Moacir Carneiro, diretor de Cultura da Fenae.

Já com o objetivo de democratizar o acesso à cultura no Brasil, a Federação realiza o Eu Faço Cultura (EFC) e o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC). Por meio do MCPC e da Lei Rouanet, trabalhadores do banco podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido. Os recursos arrecadados são utilizados para promover o EFC, que já beneficiou mais de 600 mil brasileiros. “É bom lembrar que o prazo para os colegas de banco aderirem e doarem está aberto e vai até 20 de dezembro”, acrescenta Moacir Carneiro.

Convênios e outros benefícios

Outro benefício oferecido pela Fenae para os associados são os convênios. São várias oportunidades de descontos exclusivos em áreas como educação, lazer e turismo, gastronomia, esporte e saúde, eletrodomésticos e e-commerce. “Estamos empenhados em ampliar a carteira de convênios e planejando novos projetos para facilitar o dia o dia e integrar ainda mais o pessoal da Caixa”, adianta o presidente Jair Pedro Ferreira. Ele lembra, ainda, que várias Apcefs oferecem convênios regionais.

Responsabilidade Social

Entre os valores da Fenae estão a promoção dos direitos humanos, da solidariedade e do bem-estar da sociedade. É por meio do Movimento Solidário, criado em 2005, que a entidade tem dado a sua contribuição para mudar o mundo. Depois de transformar a realidade de Caraúbas do Piauí (PI), durante dez anos de atuação, o programa agora está iniciando as atividades em Belágua (MA), uma das cidades mais pobres do Brasil. O Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Petrópolis (RJ), é outro polo de atuação do Movimento Solidário.

“É importante ressaltar que as doações dos empregados da Caixa e a parceria com empresas foram e continuarão sendo essenciais para o sucesso desse trabalho. Mostramos em Caraúbas que é possível melhorar a vida de milhares de pessoas. Os desafios em Belágua são enormes, mas estamos confiantes”, diz Jair Pedro Ferreira. Ele acrescenta: “assim é a Fenae, ciente dos obstáculos, mas pronta para superar todos eles. Pelos empregados da Caixa, por um banco 100% público e social e por um país melhor para todos”.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas