Notícias

home » notícias

11 de Novembro de 2016 às 13:12

É Greve Geral em Brasília


Crédito: Reprodução

Brasília - Diversas categorias de trabalhadores do Distrito Federal e entorno cruzarão os braços nesta sexta-feira, dia 11, na greve geral convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ações como assembleias, atos e manifestações serão realizadas durante todo o dia, com a paralisação parcial ou integral das atividades.

A greve geral, que acontece em todo o Brasil, é uma forma de repudiar as medidas implementadas pelo presidente ilegítimo Michel Temer. A PEC 55 – que corta investimentos na saúde, educação e outros gastos primários, causando o desmonte do Estado – é uma das principais pautas de luta. A classe trabalhadora também protesta contra o congelamento do salário mínimo, o sucateamento dos serviços públicos, a aposentadoria aos 65 anos, a reforma do Ensino Médio, o corte de programas sociais e outros retrocessos patrocinados por Michel Temer e aliados no Congresso Nacional.

Além das pautas nacionais, os trabalhadores do DF também protestam contra a política adotada pelo governador Rodrigo Rollemberg. Calotes nos servidores públicos, tentativa de privatização da saúde e da educação, aumento de impostos e outras iniciativas são a marca registrada de Rollemberg, desde que assumiu a principal cadeira do Executivo local.
“A CUT e seus sindicatos filiados foram forjados na luta. Independentemente de governo, nosso papel é lutar em defesa da classe trabalhadora e de uma sociedade mais justa e igualitária. O que o golpista Michel Temer quer implementar é um retrocesso secular para aumentar os lucros dos megaempresários e multimilionários. O mesmo objetivo tem o caloteiro Rodrigo Rollemberg. Isso nós não aceitamos. Estamos nas ruas e continuaremos nas ruas até que sejamos ouvidos e respeitados”, afirma o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto.

Veja algumas ações programadas para esta sexta (11):

Ato em defesa da Educação e dos direitos dos trabalhadores
Ato em frente ao Ministério da Educação, a partir das 9h. Participação dos trabalhadores da base do Sinpro-DF (Sindicato dos Professores do DF), SAE (Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal), Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília), Sindsep-DF (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal) e Sindicato dos Servidores da Previdência Social (Sindprev), entre outros.

Manifestação em frente ao Conjunto Nacional
Manifestação em frente ao Conjunto Nacional, a partir das 8h, com participação dos 15 sindicatos das áreas do comércio e de serviços, trabalhadores rurais e de outros setores.

“Dia do Preto”
Trabalhadores da base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF se vestirão de preto contra os retrocessos e a intransigência dos empresários da área de comunicação. Eles realizarão atos em frente à sede da Record, às 13h30, e em frente à sede do Correio Braziliense, às 18h.

Ato na Praça do Buriti
Assembleias e atos na Praça do Buriti, a partir das 10h. Participarão trabalhadores da base do SAE (Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal), Sindiserviços (representante dos terceirizados do DF) e Sindetran (que organiza os trabalhadores do Detran-DF).

Sindicatos que realizarão greve de 24 horas nesta sexta (11)
Sinpro-DF (Sindicato dos Professores do DF), Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília), Sindspmal Águas Lindas (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Águas Lindas), Sindserp SJD`A(Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João D`Aliança-GO), SINDSERPB Padre Bernardo (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Padre Bernardo-GO), Sindsepem-VAL (Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso-GO), SAE (Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas no Distrito Federal), Stiu (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas, nas Atividades de Meio Ambiente e nos Entes de Fiscalização e Regulação dos Serviços de Energia Elétrica, Saneamento, Gás e Meio Ambiente no Distrito Federal), Sindesv (Sindicato Empregados nas Empresas de Segurança e Vigilância DF), Sindiserviços (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Trabalho Temporário, Prestação e Serviços Terceirizáveis no Distrito Federal).

Sindicatos que realizarão paralisações parciais e atos
Sindicato dos Rodoviários, SJPDF (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF), Fetracom (Federação dos Trabalhadores no Comércio do DF), Sindicom (Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal), Sindicato dos Bancários de Brasília, Sindbombeiros (Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Civis do DF), Sindsep-DF (Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal), Sindvalores (Sindicato dos Empregados em Transportes de Valores e Similares do Distrito Federal), Sindetran (Sindicato dos Trabalhadores em Atividade de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito das Empresas e Autarquias do Distrito Federal), Sindser (Sindicato dos Servidores e Empregados na Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal), Sindlurb (Sindicato dos Trabalhadores nas Associações Comunitárias e Demais Prestadores de Serviços Terceirizáveis em Parceria ou Conveniados da Limpeza Urbana do Distrito Federal), Sinttel(Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Distrito Federal), SINDPD (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares e profissionais de Processamento de Dados do Distrito Federal), Sintect (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Distrito Federal e Região do Entorno), Sindprev (Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Distrito Federal), Sindetran (Sindicato dos Trabalhadores em Atividade de Trânsito, Policiamento e Fiscalização de Trânsito das Empresas e Autarquias do Distrito Federal), Sindpan (Sindicato dos Trabalhadores em Panificação). Trabalhadores rurais do DF e dos seguintes municípios goianos: Mimoso, Água Fria, Águas Lindas, Alexânia, Alvorada do Norte, Campos Belos, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Colinas do Sul, Divinópolis, Flores de Goiás, Formosa, Nova Roma, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, São João D’Aliança, Vila Boa.

Fonte: Cut Brasília


Notícias Relacionadas