Escrito por: Érica Aragão - CUT
A Frente Povo Sem Medo estará nas ruas no próximo domingo, 8 de novembro, mês da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares. Serão mobilizações populares em várias cidades e estados brasileiros exigindo o Fora Cunha e contra o ajuste fiscal, aplicado pelo Governo Federal e pelos Governos Estaduais.
"Vamos defender a democracia, defender que não haja retrocessos e contra o golpismo. Vamos pra lá dizer que direito não se tira, se amplia", diz o presidente da CUT, Vagner Freitas, convocando a militância CUTista para participar do ato.
A CUT é um dos movimentos que faz parte das Frente Povo Sem Medo.
“Estaremos na rua no próximo domingo contra o conservadorismo, por mais democracia e por mais direitos. Também falaremos um NÃO ao racismo, que exclui e que mata muitos negros e negras neste país”, disse a secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT, Janeslei Albuquerque.,
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, é um dos grandes representante das atuais políticas conservadoras. Não bastassem as medidas que retiram direitos da classe trabalhadora, juventude, mulheres, negras e negros, LGBTs e indígenas, Cunha está sendo investigado por corrupção, com provas claras de milhões de dólares em contas na Suíça, segundo documentos enviados pelo Ministério Público suíço ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. Além disso, o movimento defende saídas populares para as crises econômica e política que está paralisando o País.
“O povo brasileiro não pagará por essa crise e nem aceitará a pauta econômica imposta pelo governo. Iremos às ruas contra o avanço do conservadorismo e não aceitaremos saídas da crise à direita”, afirmou o membro da coordenação nacional do MTST, Guilherme Boulos.
A “Frente Povo Sem Medo” está presente em mais de 15 estados. Em seu manifesto, divulgado no lançamento do coletivo, no dia 08 de Outubro, há uma conclamação para que a população saia às ruas.
“No momento político e econômico que o país tem vivido se torna urgente a necessidade de o povo intensificar a mobilização nas ruas, avenidas e praças contra esta ofensiva conservadora, o ajuste fiscal antipopular e defendendo uma saída que não onere os mais pobres”, defende a carta.
"Compor esta frente é fortalecer a luta da classe trabalhadora. Diante dos ataques vindo do Congresso, com pautas conservadoras, e até do Governo que ajudamos a eleger, com esta política econômica que prejudica o trabalhador, nós vimos a necessidade de nos organizarmos junto com as forças sociais do Brasil para enfrentar coletivamente qualquer tentativa de retiradas de direitos”, concluiu Janeslei.
Estados onde os atos já estão confirmados
SÃO PAULO - Masp, as 14hs.
FORTALEZA - Praça de Messejana, as 17h30
BRASÍLIA - Do Eixão (102 Sul) até o Congresso, as 10hs.
GOIANIA - Instituto Federal de Goiânia, as 8hs.
RECIFE - Marco Zero, as 15hs.
CURITIBA - Pça Águas do Passaúna (CIC), as 9h30.
BELO HORIZONTE - Pça. da Liberdade, as 10hs.
UBERLÂNDIA - Pça. Sérgio Pacheco (Terminal central), as 9hs
RIO DE JANEIRO - Atividade "surpresa" - 15hs.
PALMAS - Av. Juscelino Kubitschek, as 9hs.
PORTO ALEGRE – em Frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção., às 14h
Abaixo o vídeo do Vagner Freitas convocando a militância para o ato do próximo domingo (8) da Frente Povo Sem Medo:
Para acompanhar os eventos nacionalmente é só entrar na página do facebook