Notícias

home » notícias

25 de Julho de 2019 às 08:53

Delegados do Conecef são eleitos nas bases sindicais

Participam do Congresso empregados da ativa e aposentados eleitos durante os congressos estaduais que antecederam a realização do evento nacional, que será nos dias 1 e 2 de agosto


O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) reunirá representantes dos trabalhadores ativos e aposentados, que foram eleitos durante os congressos estaduais realizados pelas bases sindicais, seguindo critérios estabelecidos previamente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com assessoria da Comissão de Empregados (CEE/Caixa).

 No 35º Conecef, que será realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo, os critérios de participação foram estabelecidos da seguinte maneira: um delegado para cada 300 bancários da Caixa ou fração maior ou igual a 150, considerada a base estadual, garantindo-se no mínimo dois por estado. Os aposentados têm participação garantida na mesma proporção dos ativos, assegurando-se o mínimo de um por estado.
 A distribuição ficou assim: Acre – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Alagoas – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Amazonas – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Amapá – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado), Bahia – 15 delegados (12 de ativa e 3 aposentados), Ceará– 8 delegados (6 da ativa e 2 aposentados), Distrito Federal – 32 delegados (27 de ativa e 5 aposentados), Espírito Santo – 7 delegados (5 de ativa e 2 aposentados), Goiás – 11 delegados (9 da ativa e 2 aposentados), Maranhão – 5 delegados (3 da ativa e 2 aposentado), Minas Gerais – 33 delegados (25 da ativa e 8 aposentados), Mato Grosso – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Mato Grosso do Sul – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Pará – 5 delegados (4 de ativa e 1 aposentado), Paraíba – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Paraná – 20 delegados (15 da ativa e 5 aposentados), Pernambuco – 9 delegados (7 da ativa e 2 aposentados), Piauí – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Rio de Janeiro – 32 delegados (20 de ativa e 12 aposentados), Rio Grande do Norte – 4 delegados (3 da ativa e 1 aposentado), Rio Grande do Sul – 22 delegados (16 da ativa e 6 aposentados), Rondônia – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Roraima – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado), Santa Catarina – 13 delegados (10 de ativa e 3 aposentados), São Paulo – 72 delegados (58 de ativa e 14 aposentados), Sergipe – 3 delegados (2 de ativa e 1 aposentado) e Tocantins – 3 delegados (2 da ativa e 1 aposentado).
Os membros da CEE/Caixa, no total de 12 – um por federação e um representante da Contraf/CUT – participam do congresso na condição de delegados natos. A paridade de gênero é obrigatória. A orientação é para que as entidades representativas respeitem a cota de 50%. As delegações que não atingirem a paridade de homens e mulheres vão sofrer cortes. Em 2019, por decisão do Comando Nacional dos Bancários, não haverá inscrição de observadores, ficando franqueadas às federações a participação de convidados.

“Precisamos aprovar uma estratégia nacional em defesa da Caixa 100% pública, social e forte, assim como em defesa de todos os bancos públicos. Vamos debater a importância da Caixa para o desenvolvimento social e econômico do País e defender os direitos dos empregados da Caixa diante da conjuntura de retrocessos”, destaca o coordenador da CEE/Caixa e diretor da Região Sudeste da Fenae, Dionísio Reis.

 Programação

Com o slogan “Todos contra o retrocesso”, o 35º Conecef terá como eixos: a defesa da Caixa e dos bancos públicos; o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos; a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados; a contratação de mais empregados para o banco; saúde do trabalhador e condições de trabalho; a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário; e a defesa da Previdência.

O credenciamento poderá ser feito a partir do dia 31 de julho, das 15h às 20h, ou no dia 1º de agosto, a partir das 9h. O primeiro painel, no dia 1º, tratará de Saúde e Previdência, com debate entre vereadora Juliana Cardoso (PT-SP) e os assessores da Fenae, Abucacis de Casto Pereira e Paulo Borges. O tema "Resistência ao Desmonte", por sua vez, reunirá como debatedores a ex-presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho e os advogados da LBS Advogados Associados, José Eymard Loguércio e Laís Lima Muylaert Carrano.

Na parte da tarde, os debates começam com a “Defesa da Caixa e do que é público”, com a deputada Erika Kokay (PT-DF), o economista Sergio Mendonça e a conselheira eleita representante dos empregados no Conselho Administrativo (CA) da Caixa, Rita Serrano.

A mesa seguinte será Defesa dos Bancos Públicos, que marcará a abertura oficial do evento, formada por representantes da Contraf-CUT, da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, da CEBB, da Fenae, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, da Central de Movimentos Populares (CMP), da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e dos deputados federais José Carlos (PT-MA) e Erika Kokay (PT-DF).

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, haverá a apresentação das teses e a Plenária Geral que definirá as reivindicações dos empregados da Caixa para a Campanha Unificada de 2019.

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas