São Paulo - Os bancos culparam a crise na mesa de negociação para justificar a pior proposta que apresentaram aos trabalhadores nos últimos anos: reajuste de 5,5%, muito abaixo da inflação do período de 9,88% (INPC). Mas esqueceram de mencionar que, mesmo com o baixo desempenho da economia brasileira, eles vão muito bem: os cinco maiores (BB, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander) alcançaram, juntos, o lucro de R$ 36,3 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para dialogar com a população, a Contraf-CUT produziu um cartaz que evidencia os lucros, juros e tarifas bancárias que só aumentam de volume. É um setor que só cresce ano a ano, mas que explora os bancários, os clientes e a sociedade. Exploração não tem perdão!
Para visualizar o cartaz, clique aqui
Divulgação
O cartaz está disponível na seção Downloads da área restrita do site da Contraf-CUT. Diagramado em ofício, ele poderá ser impresso nos próprios sindicatos. A ideia é que as federações e os sindicatos possam distribuir nas suas agências.
Fonte: Contraf-CUT