São Paulo - Já está disponível no site da Contraf-CUT o formulário da consulta para a Campanha Nacional 2016. O Comando Nacional dos Bancários definiu os principais temas que estarão no questionário, que deve ser entregue pelos sindicatos aos bancários e às bancárias de base. O objetivo da pesquisa é buscar maior participação da categoria na construção da pauta nacional de reivindicações.
A Consulta pode ser acessado na seção de download da área restrita do site da Contraf-CUT para impressão. "É muito importante ouvir a opinião de cada trabalhador da nossa categoria no seu local de trabalho. É a concretização do processo democrático e participativo, a fim de auxiliar os debates nas conferências e construir mobilização e unidade para nossa Campanha Nacional", enalteceu Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A consulta deve ser aplicada, sobretudo, para aferir quais são as prioridades, demandas e principais preocupações dos bancários e bancárias de todo país. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, que será entregue à Fenaban.
Entre as questões apresentadas, destacam-se as reivindicações de remuneração fixa e variável, como o índice de reajuste salarial. O questionário também pergunta sobre quais devem ser as demandas prioritárias de emprego, saúde, segurança e condições de trabalho. Além disso, é perguntado sobre a disposição de participar da campanha.
Há também uma enquete para saber se o bancário ou a bancária teve algum afastamento por motivo de saúde nos últimos 12 meses e se usou no mesmo período ou está usando medicação controlada.
Tem ainda questões sobre temas atuais, como a volta do financiamento empresarial de campanha, reforma da previdência, projeto de terceirização e democratização da mídia.
Os dados das consultas devem ser totalizados em cada sindicato ou federação, sendo um valioso subsídio para análise nas conferências estaduais ou regionais.
O resultado final da consulta será apresentado durante a 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo.