Notícias

home » notícias

18 de Março de 2016 às 06:05

Condições de trabalho na Caixa: mais dois fóruns regionais serão instalados


Mais dois fóruns regionais de condições de trabalho passarão a ser instalados até maio nas bases sindicais de Porto Alegre e de Belo Horizonte. A ampliação dos fóruns regionais foi discutida na quarta-feira, 16 de março, na reunião do Fórum Paritário Nacional de Condições de Trabalho, realizada na Matriz da Caixa II.

Conforme Fabiana Uehara, diretora da Contraf-CUT e empregada da Caixa, um comunicado da Caixa que tornou-se motivo de preocupação para os empregados é que quatro gerências de pessoal (Gipes) serão extintas a partir do plano de Reestruturação da Caixa: Manaus, Bauru, Vitória e Florianópolis. O agravante, nesse sentido é que a Caixa ainda se não informou como será feito esse processo. Espera-se que, pelo menos, mantenha-se uma gerência de pessoal por estado.

Contrários a reestruturação que a Caixa vem fazendo, os representantes do Fórum reforçam que um dos serviços que não poderão ser paralisados nessas regiões extintas é o Saúde Caixa. “A ampliação das Gipes é uma briga histórica nos sindicatos. O Fórum é contrário a essa forma de reestruturação que a Caixa está fazendo, sem o mínimo de transparência, deixando um clima negativo em toda a empresa”, disse Fabiana Uehara.

De pilotos à implantação – Durante a reunião do Fórum Paritário Nacional, a Caixa comunicou que os projetos pilotos dos fóruns regionais passarão para a etapa de implantação, tanto nas bases sindicais de Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, bem como nas duas que estão sendo instaladas (Porto Alegre e Belo Horizonte).

Conquista da campanha salarial de 2014 – Os fóruns regionais de condições de trabalho foram criados com o objetivo de debater e buscar medidas de combate e prevenção a problemas encontrados nas unidades, como não-cumprimento da jornada de trabalho, assédio moral, cobranças por metas abusivas e falta de estrutura.

A criação de novos fóruns regionais foi anunciada pela Caixa Econômica Federal, durante reunião da mesa de negociação permanente, realizada em 28 de janeiro deste ano, após avaliação positiva dos pilotos feita pelas representações dos trabalhadores e pela empresa.

“É necessário reforçar para os gestores a importância desses fóruns de diálogo e construção. Só assim poderemos resolver os problemas que afligem os trabalhadores e criar medidas preventivas para que não mais ocorram”, destaca Fabiana Uehara, diretora da Contraf-CUT e empregada da Caixa.

Vão participar da reunião do Fórum Paritário Nacional de Condições de Trabalho representantes da Fetec/SP, Feeb/SP-MS, Fetec/PR, Fetec/Centro-Norte, Fetec/Nordeste, Seeb/RJ e da Contraf/CUT.

 

Fonte: Fenae Net


Notícias Relacionadas