Essa conferência nacional será realizada de 29 a 31 de julho, em São Paulo. O local do evento é o Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi (Rua Professor Milton Rodrigues, 100). A estimativa de participação é de 695 bancários de todo o país, incluindo observadores.
Entre os eixos para a Conferência Nacional dos Bancários estão emprego, saúde do trabalhador, segurança bancária, condições de trabalho, remuneração e estratégias de campanha salarial, para organização da luta e disputa da sociedade.
Critérios de participação
Os critérios de participação foram definidos nos seguintes termos: os delegados natos são os 35 membros do Comando Nacional dos Bancários, formado por um representante da Contraf/CUT, um representante de cada uma das 10 federações vinculadas à Contraf/CUT e um representante dos sindicatos do ABC, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Ceará, Curitiba, Espírito Santo, Florianópolis, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.
Os delegados eleitos totalizam 695 bancários e serão escolhidos nas seguintes proporções: Fetec/SC (11 delegados e 1 observador), Fetec/PR (32 delegados e 3 observadores), Feeb BA/SE (29 delegados e 3 observadores), Fetrafi/RS (39 delegados e 4 observadores), Fetraf/MG (48 delegados e 5 observadores), Fetec Centro-Norte (61 delegados e 6 observadores), Fetrafi Nordeste (46 delegados e 5 observadores), Feeb RJ/ES (80 delegados e 8 observadores), Fetec/SP (199 delegados e 20 observadores), Feeb SP/MS (54 delegados e 5 observadores) e Comando Nacional dos Bancários (35 delegados).
Para participar do evento organizado pela Contraf/CUT, a condição é que os delegados participem das conferências regionais e sejam eleitos nesses fóruns. No entanto, cada federação terá direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados, mas com direito apenas a voz.
A Contraf/CUT, por outro lado, orienta as federações a buscarem contemplar a cota de gênero de 30% na eleição dos delegados. Cabe a cada federação organizar a sua conferência regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 17 de julho. Os resultados e deliberações desses encontros devem ser encaminhados para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, até as 18h do dia 18 de julho, para posterior sistematização. As conferências regionais estão sendo orientadas a privilegiar os debates sobre a minuta mínima de reivindicações, remetendo os assuntos polêmicos para deliberação na conferência nacional.
Como efetuar as inscrições
As inscrições serão eletrônicas, cujo link será disponibilizado em breve. Para isso, os dados necessários de delegados e observadores são nome do sindicato, nome do inscrito (delegado ou observador), CPF, RG, sexo, data de nascimento, banco, se dirigente sindical liberado ou não, se é bancário de base, se é delegado sindical, se é efetivo, se é delegado nato (membros do Comando Nacional dos Bancários) e se é observador (cada federação tem direito a inscrever até 10% de observadores).
Nas orientações para as entidades sindicais, a Contraf/CUT lembra que a 18ª Conferência Nacional dos Bancários é um evento único, reunindo discussões sobre a conjuntura, minutas e debates temáticos, além de estratégia da campanha salarial. Posteriormente, todas as entidades sindicais vão receber textos orientadores para fomentar os debates.
Como os assuntos pautados suscitam transversalidades, o temário abordado nas conferências regionais e na conferência nacional deve levar em conta questões como gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.
O valor da inscrição, após os custos terem sido apurados para a realização do evento, foi estabelecido em R$ 1.500,00 por delegado e observador. A qualquer momento, a partir da abertura do credenciamento, as entidades sindicais vão poder efetuar a substituição de delegados, desde que formalizada junto à coordenação da 18ª Conferência Nacional dos Bancários.
A inscrição das delegações à 18ª Conferência Nacional dos Bancários será encerrada às 18h do dia 21 de julho.
Credenciamento e creche
O credenciamento será feito no local de realização da conferência nacional (Hotel Holiday Inn – Parque Anhembi), das 15h às 19h do dia 28 de julho, e das 8h30 às 19h do dia 29. Também os delegados e observadores poderão credenciar-se em 30 de julho, das 8h30 às 13h.
Em caso de demanda, o esquema de creche na conferência será montado. A Contraf/CUT, inclusive, assume o compromisso de fazer um levantamento preliminar de quantos filhos necessitam de creche e qual a idade das crianças. Serão aceitas, nesse caso, crianças com idade de 1 a 7 anos e aquelas que sejam filhos de delegados credenciados.
Os delegados devem encaminhar solicitação à Contraf/CUT até as 18h do dia 21 de julho, caso tenham interesse em utilizar a creche por ocasião da 18ª Conferência Nacional dos Bancários. Essa informação, aliás, deve ser remetida para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, com assunto específico “Creche”. Se a creche for realmente montada, a Contraf/ CUT remeterá questionário específico para todos os interessados.
Fonte: Fenae