A investida do governo interino e “ilegítimo” de Michel Temer contra as estatais tornou-se evidente desde o primeiro momento em que assumiu o poder. É neste contexto, de grande preocupação, mas também de muitas mobilizações em defesa das empresas públicas, que os bancários do Banco do Brasil e da Caixa iniciam, nesta sexta-feira (17), seus congressos nacionais, que discutirão suas pautas específicas de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2016.
Para Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, os congressos serão memoráveis. “Nós vamos discutir emprego, remuneração, saúde, segurança e igualdade de oportunidade justamente num momento em que os bancos públicos estão sob ameaça. Os golpistas do governo interino, em menos de um mês de governo, atacaram fortemente o patrimônio do povo e, dentro disso, os bancos públicos. Mas, vamos garantir a resistência. Nós vamos dizer claramente, para cada um dos bancários e das bancárias: só a luta te garante!”
O 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e o 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) ocorrem no Hotel Holiday Inn, no Anhembi, em São Paulo. Com o objetivo de debater a grande ameaça que Michel Temer representa ao patrimônio público, a Contraf-CUT realiza também, no mesmo local, o 1º Seminário Nacional em Defesa do Bancos Públicos. Além dos bancários do BB e da Caixa, de outros bancos públicos e privados, o Seminário irá reunir diversos atores da sociedade civil, movimentos sindicais, sociais, populares e parlamentares.
Confira aqui a reportagem completa sobre 1º Seminário Nacional em Defesa do Bancos Públicos
Congressos
Os Congressos dos bancários do BB e da Caixa seguem até domingo (19). Cerca de 800 delegados e delegadas, de todo o País, devem participar dos encontros, que debaterão as demandas dos trabalhadores das instituições financeiras.
Após a aprovação das pautas específicas, que serão encaminhadas aos bancos, os trabalhadores também participam da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, de 29 a 31 de julho, em São Paulo, quando será discutida e definida a pauta geral de reivindicações deste ano, de toda a categoria bancária.
Programação
Sexta-feira 17 e junho
9h - Abertura conjunta do 27º CNFBB e do 32º CONECEF
Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos
27º CNFBB
Sexta-feira 17 e junho
17h – Regimento Interno
17h30 - Apresentação das teses
Sábado 18 de junho
9h30- Trabalho em Grupos
15h- Plenária das Correntes
Domingo 19 de junho
10h às 13h - Deliberações finais no plenário geral
32º CONECEF
Sexta-feira 17 e junho
17h –Regimento Interno
18h - Apresentação das teses
Sábado 18 de junho
9h - Instalação e início dos trabalhos dos grupos
14h às 16h – Finalização dos trabalhos dos grupos
17h – Apresentação dos relatórios dos grupos
Domingo 19 de junho
9h às 13h - Plenária Geral – Encerramento
Matéria atualizada em 17/06/2016