Notícias

home » notícias

13 de Novembro de 2015 às 08:56

Começa nesta sexta-feira reunião de avaliação e planejamento da CEE/Caixa

Encontro vai ocorrer na sede da Fenae, em Brasília (DF). Um dos temas será a organização de nova ações por mais contratações na Caixa


Brasília - A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o banco, realiza nesta sexta e sábado (13 e 14 de novembro) reunião de avaliação e planejamento. O encontro ocorre na sede da Fenae, em Brasília (DF). Na pauta, entre outros assuntos, estão a campanha nacional dos bancários 2015 e os próximos passos da mesa permanente de negociações com o banco.

“Passada a campanha, é hora de analisar os resultados. Os pontos em que não foi possível avançar serão tratados agora na mesa permanente, que é um instrumento importante na luta da nossa categoria”, afirma Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa. Ela acrescenta: “apesar da melhoria nos últimos anos, ainda há muito a conquistar, sobretudo em relação às condições de trabalho nas unidades de todo o país”.

Entre as atividades da reunião de planejamento da Comissão Executiva, está uma reunião com os líderes de comissões de aprovados no concurso público realizado pela Caixa em 2014, no sábado, das 9h às 13h. “Trata-se de um encontro organizativo, no qual vamos pensar em novas ações por mais empregados no banco. Temos que debater de que forma, com toda a segurança jurídica, faremos a Caixa acelerar o ritmo de contratações. A mobilização de todos nós continua sendo fundamental”, diz Fabiana Matheus.

#MaisEmpregadosJá

A Caixa tem hoje menos de 98 mil trabalhadores. No final de 2014, porém, eram mais de 101 mil. Quando o ACT 2014/2015 foi assinado e a empresa se comprometeu a contratar mais 2 mil empregados, imaginou-se que o total chegaria a pelo menos 103 mil. Mas com a realização do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) neste ano, por meio do qual mais de 3.200 deixaram o banco, o que ocorreu foi uma redução dos postos de trabalho. Resultado: trabalhadores sobrecarregados, concursados frustrados e clientes insatisfeitos com o atendimento.

Na última quinta-feira, 5 de novembro, durante audiência com representantes dos empregados e do banco, o procurador Carlos Eduardo Brisolla, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, concedeu prazo de 20 dias para que a Caixa apresente um cronograma de contratação dos aprovados ou um estudo que dimensione as admissões a serem feitas até dezembro deste ano, como prevê a cláusula 50 do ACT 2014/2015, ou até junho de 2016, quando termina a validade do concurso.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas