A CUT Brasília inicia no próximo dia 30 de maio, segunda-feira, um Ciclo de Seminários Resistir Sempre, Temer Jamais com o objetivo de oferecer subsídios, promover debates e organizar a luta política e sindical neste grave momento de golpe em curso no país e de ataque aos direitos e às organizações do trabalhadores, envolvendo dirigentes de todos os mais de 100 sindicatos filiados no DF e municípios goianos do entorno, além de toda sua direção estadual.
O ciclo começa com o seminário Projeto Temer – Ameaça aos Direitos Trabalhistas e Conquistas Sociais, quando será esmiuçado tanto o Projeto para o Futuro que norteia o governo interino e golpista de Temer e seus aliados da direita como a centena de projetos que tramitam no Congresso Nacional que tiram direitos dos trabalhadores, atacam conquistas históricas e promovem retrocessos políticos e sociais.
“O objetivo é, de um lado, instrumentalizar os dirigentes com o máximo de informações sobre o que está em risco na vida de todos os trabalhadores e na organização sindical e popular, bem como sobre o retrocesso que representa o ‘projeto para o inferno’ dos golpistas, que vai na contramão da construção de uma sociedade justa e democrática. Por outro lado, proverá troca de ideias para disseminar o debate nas bases sindicais e formular planos de luta coletiva, engrossando as ações de massa contra todas as ameaças aos trabalhadores e à democracia”, explica Rodrigo Britto.
“O projeto da direita golpista, que já havia sido derrotado nas urnas pelo voto dos brasileiros, representa menos saúde, menos médicos, menos SUS, menos educação pública, menos cultura, menos serviços públicos, menos estado, menos estatais, menos pretróleo, menos riquezas naturais, menos assentamentos agrários, menos habitações populares, menos salário, menos condições de trabalho dignas, menos direitos, menos contratações diretas, menos representação sindical combativa, menos participação nas decisões, menos instrumentos de luta e assim por diante. Basta ver a composição do ministério golpista cheio de fichas sujas e as primeiras medidas anunciadas por eles em todas as áreas”, acrescenta.
A melhor forma que temos para combater essa política do retrocesso é conscientizar todos os trabalhadores para termos a unidade e o vigor necessários para ir às ruas e ao Congresso barrar o golpe e os ataques aos direitos.
Inscrições limitadas
Cada entidade filiada à CUT Brasília (sindicato, federação e confederação) deve indicar dois dirigentes para participar do Seminário. As inscrições devem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 24, às 18h. Informações e inscrições pelo email: secretariageral@cutbrasilia.org.br ou Whatsapp/Telegram 9944-2858 – Secretaria Geral da CUT Brasília, com Cris Fernandes
O Ciclo de Seminários Resistir Sempre, Temer Jamais acontece às segundas feiras. Os próximos temas serão Organização sindical – resistir para avançar, Jurídico e criminalização dos movimentos, Finanças e manutenção da luta, Reforma da Previdência e Comunicação sindical e democratização . Aguarde
SEMINÁRIO – Projeto Temer – Ameaça aos Direitos Trabalhistas e Conquistas Sociais
30 de maio de 2016
9h às 18h
Clube dos Comerciários – Núcleo Rural Ponte Alta Norte, 25 – Gleba A – Brasília DF
9h – Café da manhã e credenciamento
10h – Abertura
10h15 – Neuriberg Dias – Assessor Técnico do DIAP
11h – Lilian Arruda Marques – Assessora da Direção Técnica do Dieese
11h45 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Senador Lindbergh Faria, (a confirmar)
14h50 – Deputada Federal Erika Kokay
Coordenadora e Mediadora: Secretária Nacional de Relações do Trabalho da CUT Nacional, Graça Costa
15h30 – Parada para o cafezinho
15h45 – Debate
18h – Encerramento
Fonte: CUT Brasília