Notícias

home » notícias

14 de Março de 2016 às 12:55

CEE/Caixa vai convocar atividades contra a proposta de reestruturação no banco

A reunião será realizada nesta terça-feira (15), na sede da Fenae, em Brasília. Entidades representativas reforçam que não aceitarão retrocessos e prejuízos


Crédito: FENAE
CEE/Caixa avalia proposta de reestruturação anunciada por Miriam Belchior
A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa) se reúne, nesta terça-feira (15), na sede da Fenae, para planejar mobilização contra as medidas de reestruturação da Caixa, anunciadas pela presidente da empresa, Miriam Belchior, que estão sendo executadas sem diálogo nem transparência. A CEE/Caixa é a instância que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco.


“Mais uma vez, a direção da Caixa não ouviu os trabalhadores e as entidades representativas. Não aceitaremos retrocessos e nem prejuízos aos trabalhadores. A participação da categoria nas ações a serem realizadas será fundamental. Reforçamos também a importância da categoria denunciar mudanças que julgar prejudiciais”, diz Genésio Cardoso, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e membro da CEE/Caixa.

Durante a reunião com Miriam Belchior, as representações dos empregados cobraram mais diálogo e transparência. Foi criticado o fato de que a Comissão Executiva tem cobrado esclarecimentos sobre a reestruturação desde o ano passado, e a resposta dos interlocutores sempre foi a de que a medida estava em estudo. Também foi observado que o banco tem descumprido pontos acordados na campanha salarial e na mesa de negociação permanente.

O modelo de reestruturação começou a ser elaborado no final de novembro de 2015. Pelo pouco que se sabe até o momento, as mudanças vão começar pela matriz e filiais e, depois, se estenderão para as agências. O prazo de conclusão é 15 de abril. Atendendo reivindicação dos trabalhadores, a presidente da Caixa concordou em realizar encontros semanais com os representantes das entidades para avaliar os impactos do plano de reestruturação.

Como encaminhamento, a CEE/Caixa recomenda aos sindicatos e federações que acompanhem em suas bases a implementação do plano de reestruturação e encaminhem à coordenação relatórios sobre as queixas dos trabalhadores. Os problemas serão apresentados nas reuniões semanais que as entidades terão com a presidenta da Caixa para avaliar a execução da reestruturação.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas