Notícias

home » notícias

4 de Maio de 2016 às 13:32

Categoria bancária reivindica inclusão da licença-paternidade na Convenção Coletiva de Trabalho

Assunto foi debatido na mesa temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban, realizada nesta terça-feira (3), em São Paulo, ocasião em que foi ainda discutida a criação de um Programa de Valorização da Diversidade


Em negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) reivindicou a licença-paternidade de 20 dias e o acompanhamento do Programa de Valorização da Diversidade. Foi durante a mesa temática de Igualdade de Oportunidades, realizada na tarde desta terça-feira (3), em São Paulo (SP).


Na reunião, os representantes sindicais enfatizaram a importância de a licença-paternidade ser incluída na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, já que a lei já foi sancionada, promulgada e publicada.

Em resposta a essa reivindicação, a Fenaban afirmou que, apesar de já fazer parte do programa Empresa Cidadã, a isenção fiscal só passará a valer com a lei orçamentária que prevê o benefício para o exercício do ano seguinte. O assunto deverá ser debatido na mesa unificada da campanha salarial 2016.

Programa de Valorização da Diversidade

A Fenaban apresentou à Contraf/CUT um conjunto de iniciativas feitas pelos bancos em relação ao Programa de Valorização da Diversidade, conforme havia prometido em reunião ocorrida em fevereiro deste ano.

Por outro lado, a representação nacional dos bancários reivindicou um debate mais amplo e aprofundado sobre cada um dos temas. Ficou acertado então que serão discutidos no próximo encontro da mesa temática, marcado para o dia 27 de julho, os temas pessoas com deficiência e combate ao racismo. Em relação a essess dois assuntos, o debate será pautado por contratações e ascensão na carreira profissional.

Na reunião do dia 10 de novembro, os temas serão LGBT e Mulheres. Na avaliação da Contraf/CUT, é fundamental aprofundar a discussão para que seja garantida mais contratação e progressão para toda a categoria bancária.

Mesa temática sobre Segurança Bancária

Nesta quarta-feira (4), também em São Paulo (SP), a Contraf/CUT e a Fenaban voltam a se reunir na mesa temática da comissão bipartite de Segurança Bancária. Serão debatidos temas como a ampliação do projeto-piloto de segurança bancária para todo o Brasil, conforme abordagem feita em primeiro encontro realizado em 11 de março.

A esse respeito, a Fenaban pediu que a proposta passasse por uma avaliação jurídica, sob a justificativa de que a expansão do projeto exigirá a aprovação de leis estaduais e municipais sobre o tema. Seja em que circunstância for, a medida é vista de extrema importância para a segurança de todos os bancários. Há a indicação de que o projeto obteve bons resultados onde foi implantado, e a categoria quer avançar ainda mais, lutando para incluir mais itens de segurança.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas