Notícias

home » notícias

18 de Abril de 2016 às 14:25

As conquistas políticas, econômicas e sociais não devem ser interrompidas pelas forças conservadoras

Em editorial, a Fenae defende o respeito ao estado democrático de direito e a continuidade dos avanços econômicos e sociais


Vivemos um momento decisivo da vida pública brasileira e não poderíamos deixar de nos posicionar nessa complexa conjuntura. Defender a democracia é dever de todos e a gravidade política requer a defesa intransigente dos princípios democráticos e a garantia da manutenção do Estado de Direito, dos avanços e conquistas que obtivemos no país.

Ao longo de sua história, a Fenae tem atuado em defesa das instituições democráticas e dos direitos da classe trabalhadora, em especial dos empregados da Caixa. Nos juntamos a outros segmentos sociais para dizer não à tentativa de retrocesso, manipulada por setores conservadores da sociedade com apoio da grande mídia, através do golpe institucional em curso.

Não se justifica, sob o pretexto de combater a corrupção, que se violem garantias e direitos individuais e coletivos pela ação  arbitrária  de autoridades e instituições que deveriam zelar pelo fiel cumprimento da Constituição Brasileira.

É inadmissível que um histórico de conquistas políticas, econômicas e sociais seja ameaçado pelo mecanismo do impeachment. A aprovação do processo de impedimento implicará no fortalecimento das pautas conservadoras que tramitam no Congresso Nacional, como a terceirização sem limites, o enfraquecimento das estatais, a precarização do emprego, flexibilização da CLT, privatizações, entrega do pré-sal entre outros.

Desde a promulgação da constituição cidadã de 1988, nunca tantos retrocessos e ameaças se processaram no âmbito do Congresso Nacional com proposições que ameaçam até mesmo os direitos civis e às liberdades individuais.

Acreditamos que, somente pela via democrática, respeitando a vontade popular, será possível realizar as reformas estruturais necessárias para que o país volte a crescer, com mais emprego, geração de renda, saúde e educação de qualidade, tornando-se uma Nação justa socialmente.

Fonte: Agência Fenae

Notícias Relacionadas