Depois de reclamação de Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro que dá plantão no Palácio do Planalto ao lado do pai, o Banco do Brasil decidiu voltar atrás e restabelecer a publicidade em site de extrema-direita acusado de produzir fake news. A informação é da coluna Painel da Folha de São Paulo desta sexta-feira 22.
“O filho do presidente denunciou censura contra o que ele chama de ‘mídia alternativa’ -- que na prática, porém, se dedica a enaltecer o governo e a atacar rivais de Bolsonaro”, afirma a coluna, referindo-se ao site Jornal da Cidade Online.
“O Banco do Brasil informou que restabeleceu a verba na quarta (20) mesmo. A área técnica, da qual faz parte o filho do general Mourão, Antônio Mourão, considerou excessivo o veto ao site por produção de conteúdo falso. O presidente do banco, Rubem Novaes, defendeu o desbloqueio”, finaliza.
Na quarta-feira 2, o BB havia informado o jornal El País Brasil que retiraria a publicidade do site Jornal da Cidade Online. O Banco do Brasil reagiu depois que o jornal espanhol publicou reportagem sobre o movimento Sleeping Giants, nascido há quatro anos nos Estados Unidos e que acaba de ganhar uma correspondência no Brasil, que tem como objetivo alertar empresas de que seus anúncios aparecem em sites que publicam notícias falsas e desinformação, alimentando o financiamento de páginas de extrema-direta na internet.
Veja a reportagem do El País Brasil.
Fonte: Fetec-CUT/CN, com El País e Folha de São Paulo