Brasília - O Sindicato se reuniu com a direção do BRB nesta segunda-feira (25) para a entrega das pautas de reivindicações dos funcionários, dentro da Campanha Nacional 2018, menos de uma semana após o fechamento das demandas pelo Seminário dos Delegados Sindicais da instituição. Foram entregues a minuta geral, a mesma entregue à federação dos bancos (Fenaban), e a minuta específica, aditiva à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Participaram da entrega o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo; os diretores Daniel de Oliveira, Raquel Lima e Jeferson Meira (este representando a Contraf-CUT/CN; e os dirigentes da Fetec-CUT/CN André Nepomuceno, Ivan Amarante e Samantha Sousa. Representando o BRB estavam o presidente, Vasco Cunha, a diretora de Gestão de Pessoas, Kátia do Carmo, e a presidente da mesa de negociação, Cynthia Freitas.
A pauta específica dos bancários do BRB foi aprovada em assembleia no dia 19, após todo um dia de debates durante o Seminário de Delegados Sindicais do banco, realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB).
Além de aumento real nos salários, os bancários reivindicam mais contratações, respeito aos funcionários antigos e justiça nos processos seletivos, entre outros pontos. A manutenção de direitos previstos em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), diante da nova legislação, e a defesa dos bancos públicos que sofrem as ameaças das privatizações também são destaques na pauta.
A pauta completa dos bancários do BRB segue as decisões acordadas em mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas mantém as cláusulas já pactuadas em acordo específico, se estas forem mais vantajosas.
Fonte: Seeb Brasília