Importantíssimo na vida funcional de cada bancário/bancária do Banpará, o PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários traz no seu DNA a valorizacão do funcionalismo. Os mais novatos sequer ouviram falar do PCCS. Por 16 anos, o PCCS ficou congelado e o funcionalismo sem qualquer ascensão/ progressão funcional no período.
Agora em 2020, pelo Acordo Coletivo de Trabalho, janeiro é o mês de promoção por antiguidade, isto é, quem completa 3 anos de banco, sobe um degrau na carreira, o que significa 5% de reajuste no salário-base. E sobe se tiver cumprido todas as regras previstas no regulamento do plano.
A espera pra subir nos degraus, é marcada por algumas indagações:
:: Quais os critérios, por exemplo, para participar de concorrência seletiva e, com ela, construir a carreira?
:: Por que diversas funções são preenchidas sem a devida concorrência, que deveria ser amplamente divulgada, dando chance geral de participação?
:: Como subir os degraus da tabela?
:: Por que é importante realinhar a tabela, aproximando tempo de banco e degraus?
Em busca de respostas e um PCCS efetivo, o Sindicato dos Bancários do Pará e a Afbepa lançam nessa sexta-feira (24), na matriz do banco, a campanha de valorização do funcionalismo do Banpará: “Bancários e Bancárias querem PCCS carreira, salário, justiça e transparência”.
Fonte: Bancários PA