Revista Fórum
Felipe Martins
As manifestações dos caminhoneiros seguem pelo oitavo dia em pelo menos 13 estados. Em São Paulo, os motoristas continuam parados nas rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes e Presidente Dutra nesta segunda-feira (28). A via que liga São Paulo ao Rio está com quatro faixas bloqueadas, na altura do km 228, no sentido da capital paulista. Em Santos, o acesso ao porto continua interditado pelos grevistas.
A SPTrans anunciou que a frota de veículos estará reduzida em até 30% na capital. A suspensão do rodízio determinada pela Prefeitura está mantida no início desta semana. No Rio, apenas 40% da frota está circulando nesta segunda-feira.
É grave a situação em pelo menos oito aeroportos do país. Estão com o estoque de combustível zerado os terminais de João Pessoa (PB), Teresina (PI), São José dos Campos (SP), , Campina Grande (PB), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Juazeiro do Norte (CE) e Aracaju (SE).
Universidades anunciaram suspensão das aulas nesta segunda-feira
Em decisão tomada na tarde deste domingo, a USP anunciou a suspensão das aulas até a próxima quarta-feira. A Unicamp já havia anunciado na última sexta-feira (25) a suspensão das aulas nesta segunda. A reitoria divulgou nota manifestando preocupação com o atendimento no Hospital das Clínicas e Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher No Rio, a UFRJ e a Uerj também decidiram suspender as aulas nesta segunda. Em Minas Gerais, a reitoria informou que somente as atividades administravivas serão mantidas na UFMG nesta segunda-feira.