O governo do presidente Jair Bolsonaro quer vender todas as subsidiárias da Petrobras, Banco do Brasil e Caixa e privatizar todas as demais empresas públicas, afirmou nesta terça-feira o secretário de Privatizações, Salim Mattar.
O secretário, um dos fundadores da empresa de aluguel de veículos Localiza, afirmou durante conferência de investimento em São Paulo que o governo também quer vender todas as participações detidas pelo braço de investimentos do BNDES, a BNDESPar, algo que pode render cerca de 110 bilhões de reais. Mattar também afirmou que o governo quer fechar a BNDESPar.
"O objetivo é vender todas as estatais, e não competir com o mercado", afirmou o secretário. Segundo Mattar, Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica devem ser mantidos, mas com tamanho reduzido. As subsidiárias, por exemplo, também devem ser vendidas. "Não há porquê o Banco do Brasil ter um banco de investimentos, por exemplo", afirmou
Com as privatizações, acrescentou o proprietário da Localiza, o governo poderia levantar entre R$ 700 bilhões e R$ 800 bilhões, que poderiam ser usados para abater a dívida pública.
Veja aqui reportagem do jornal Valor Econômico.
Fetec-CUT/CN, com Reuters e Valor Econômico