A Federação dos Bancários do Centro-Norte realiza neste domingo 5 de julho a 13ª Conferência Regional dos Bancários e Bancárias da Fetec-CUT/CN, que aprovará as propostas e elegerá os delegados à Conferência Nacional dos Bancários e aos congressos dos trabalhadores nacionais do Banco do Brasil, da Caixa e do Banco da Amazônia. O encontro começa às 11h (de Brasília) e será por videoconferência, em razão da pandemia da Covid-19.
Participarão da 13ª Conferência Regional delegados e delegadas de todas as 12 bases sindicais da Fetec-CUT/CN, eleitos nos encontros e assembleias que estão sendo realizados nesta semana, a exemplo dos sindicatos de Brasília, Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Acre.
É a primeira vez na história que o encontro será por videoconferência. "A pandemia será uma dificuldade a mais que teremos na Campanha Nacional deste ano, que se desenvolverá em uma conjuntura econômica e política muito difícil, em que os banqueiros tentam aproveitar a crise e a agenda ultraliberal do governo Bolsonaro-Guedes para retirar direitos dos bancários", afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.
"Por isso temos o imenso desafio de fazer uma boa discussão de conjuntura e das propostas que apresentaremos aos banqueiros, para não apenas preservarmos nossos direitos, mas lutarmos por novas conquistas, além de fortalecer a luta em defesa dos bancos públicos, ameaçados de privatização. E para isso é imprescindível ampliarmos nossa organização e nossa unidade nacional", acrescenta Cleiton.
Calendário dos encontros nacionais
10 e 11 de julho – 36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef).
10 e 12 – 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.
11 – 12º Congresso Nacional do Banco da Amazônia.
17 e 18 – 22ª Conferência Nacional dos Bancários.
Fonte: Fetec-CUT/CN