O 6º Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: acidentes, doenças e sofrimentos do trabalho, que está sendo realizado em São Paulo, discute nesta quinta-feira 29 os impactos do conflito capital versus trabalho na saúde do trabalhador, dentre inúmeros outros temas. A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) estava transmitindo o encontro ao vivo, mas um problema técnico no auditório da Faculdade de Direito da USP, onde o evento está sendo realizado, impede a continuidade da transmissão.
“Todos os vídeos com as apresentações ficarão disponíveis depois no site oficial do Congresso e poderão ser assistidos por todos. O conteúdo é muito rico e com certeza vamos usá-lo no trabalho que estamos desenvolvendo na Federação”, afirma Wadson Boaventura, secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN, que participa do Congresso.
O encontro, que começou na segunda-feira 26 e vai até esta sexta 30, está sendo organizado pela Associação Brasileira de Advogados e Advogadas Sindicais (ABRAS), pelo Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) e pelo Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP.
Veja a programação desta quinta e sexta 30 do Congresso:
9 horas – Saúde do Trabalhador: expressão do conflito capital versus trabalho
Francisco Antonio de Castro Lacaz – Professor Titular (aposentado), da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e membro do conselho científico do Diesat.
Gilberto Almazan – Secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e direção política do Diesat.
Mirian Pedrollo Silvestre – Médica do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas.
Mediador Eduardo Bonfim – Especialista em saúde do trabalhador e coordenador técnico do Diesat.
13h30 – A humanidade policromática assim como ela é: quando as águas se encontram
Amelinha Teles – Ativista feminista e de direitos humanos.
Cleyton Abreu – Coordenador do Centro de Referência para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
Rita Von Hunty – Youtuber drag queen criada por Guilherme Terreri Pereira, ator, professor e pesquisador.
Izabel Maria Madeira de Loureiro Maior – Professora aposentada da UFRJ, militante dos direitos de Pessoas com Deficiência (PCD).
Pastor Ariovaldo Ramos - Um dos fundadores e coordenador da Frente Evangélica pelo Estado de Direito.
Mediador Antonio Junião – Jornalista e cartunista da Ponte Jornalismo.
9 horas – Acidentes, doenças e sofrimento no trabalho: visibilidade social. Programa Trabalho Seguro e experiências de Campinas e São Bernardo do Campo
Delaíde Alves Miranda Arantes – Ministra do Tribunal Superior do Trabalho e coordenadora do Programa Trabalho Seguro.
Mario Gomes – Procurador da Procduradoria Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas/SP.
Eliana Pintor – Psicóloga, mestre em Psicologia da Saúde, ex-coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São Bernardo do Campo e Interlocutora de Saúde do Trabalhador no ABC paulista pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Coordenadora: Andreia de Conto Garbin – Professora da PUC-SP e coordenadora da Vigilância
à Saúde de Diadema.
13h - Encerramento - Leitura da Carta do Congresso 2019
15h - Abertura solene.
16h30 – A defesa de nossas vidas exige um outro mundo e outros valores.
Entrevista com Maurício Rosencof feitapelo jornalista Juca Kfouri. Poeta, escritor e jornalista uruguaio, Rosencok foi um dos fundadores da União da Juventude Comunista e líder do Movimento de Libertação Nacional. Foi preso político de 1973 a 1985, durante o período de ditadura civil-militar no seu país. É um dos protagonistas e redator do roteiro do filme Uma Noite de 12 Anos, que conta sua história ao lado de Pepe Mujica e El Ñato durante a prisão.
18h30 – 21h – Mundo do Trabalho e caminhos de luta pelo Direito: existem?
Alberto Federico Ovejero – Advogado ativista da Liga Argentina pelos Direitos Humanos.
Carla Bracchi Silveira – Vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados e Advogadas Sindicais.
Jorge Luiz Souto Maior – Desembargador da Justiça do Trabalho, professor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social.
Coordenadora e mediadora: Magda Biavaschi – Desembargadora da Justiça do Trabalho aposentada e pesquisadora do Cesit – Unicamp.
8h30 – Seguridade Social e Saúde: saúde é direito e todos e dever do Estado. Interesses conflitantes
Ligia Bahia – Professora da Faculdade de Medicina e do
nstituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Alexandre Padilha – Ex-Ministro da Saúde e atual deputado federal.
Gastão Wagner de Sousa Campos – Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Coordenador: Silvio Caccia Bava – Editor do periódico Le Monde Diplomatique no Brasil.
13h30 - Seguridade Social e Previdência Social: a reforma do governo não combate privilégios e sacrifica quase 100% da população brasileira.
Eduardo Moreira – Engenheiro, estudioso de Economia, sócio do Banco Pactual até 2009, um dos fundadores da empresa Brasil Plural, criador da Genial Investimentos.
Paulo Kliass – Administrador público pela Fundação Getúlio Vargas/ SP, mestrado pela Faculdade de Economia da USP e doutor em Economia pela UFR – Sciences Économiques – Université de Paris 10. Integrante da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental.
Carlos Gabas – Servidor de carreira da Previdência Social, Ex-Ministro da Previdência Social nos governos Lula e Dilma Rousseff.
Mediador Glauco Faria – Jornalista, âncora do Jornal Brasil Atual.
9 horas – Crimes ampliados: Samarco, Vale e cidade de Barcarena, expressões dramáticas recentes da ganância do capital e da falácia da gestão como solução
Geraldo Emediato de Souza – Procurador da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região (Minas Gerais), coordenador do grupo especial de atuação finalística do Ministério Público do Trabalho, que cuida do caso Vale Brumadinho.
Tchenna Maso – Advogada, da coordenação do Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB).
Maximiliano Nagl Garcez – Advogado de sindicatos de mineiros e de movimentos populares e presidente da Associação Brasileira de Advogados e Advogadas Sindicais.
Marcelo Chalreo – Presidente da Comissão de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Coordenadora e mediadora: Cristiane Queiroz Barbeiro Lima – Química, ergonomista, pesquisadora aposentada da Fundacentro.
13h30 – Roda de conversa – Uberização no mundo do trabalho para todos: repercussões na vida das pessoas.
Carlos Juliano Barros – Diretor de Cinema, Prêmio Vladmir Herzog pelo documentário Carne e Osso, produtor, roteirista e um dos diretores do documentário GIG – Uberização do Trabalho, exibido na 8ª Mostra de Cinema Ecofalante 2019
Luci Praun – Professora na Universidade Federal do Acre. Pesquisadora do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho, da Unicamp.
Ricardo Antunes - Sociólogo, professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Rodrigo Carelli – Procurador do Trabalho e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Mediação: João Fellet – Jornalista, repórter da BBC News Brasil.
Fonte: Fetec-CUT/CN