Bancários do Banco do Brasil realizaram nesta quinta-feira 14 em todo o país o Dia Nacional de Luta contra Descomissionamentos no banco. O objetivo da mobilização é chamar a atenção da direção do banco e da população contra os descomissionamentos que estão acontecendo nas agências.No Distrito Federal, bancários e bancárias paralisaram os trabalhos na agência do banco da Praça do Relógio, em Taguatinga, durante toda a manhã desta quarta-feira (13).
Os dirigentes sindicais dialogaram com os trabalhadores, entregaram material informativo e protestaram contra a retirada de funções. A Contraf-CUT preparou um jornal informativo sobre o Dia Nacional de Luta do BB.
Clique aqui e veja o jornal O Espelho do BB
O Coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil acompanhou as atividades em todo o país e participou de reunião com funcionários do BB. "Os relatos em todos os locais onde houve descomissionamentos é muito parecido: gestores inexperientes, que cortam os cargos a mando das superintendências passando por cima dos critérios”, disse.
Wagner relatou ainda um caso comum nas agências, no qual o gerente geral do banco sugere que colegas incentivem outros colegas a pedir dispensa do cargo. “É estarrecedor o fraco nível desse administrador e tem outros na mesma linha. Isso ratifica nossa tese de que os novos superintendentes estabeleceram meta de corte nos cargos. Por isso tanta indignação dos bancárias e bancários do BB”, explicou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.
A diretora do Sindicato de Brasília, Mônica Dieb, que é do BB, chamou a atenção para o grande prejuízo que os descomissionamentos podem trazer para a empresa. “Arbitrária e prejudicial, essa decisão irá interferir no atendimento de qualidade que prestamos à população e, como consequência, contribuirá para o enfraquecimento do banco enquanto empresa pública.”
“Nossa ação hoje aqui em Taguatinga visa protestar e denunciar para a população, além de orientar os bancários sobre os direitos. Queremos preservar a saúde dos bancários e bancárias do BB e garantir um atendimento de qualidade para nossos clientes”, afirmou o diretor do Sindicato Kleytton Morais, também de Brasília.
Confira panfleto entregue durante o ato:
Veja como foram as atividades por todo o país nesta quarta-feira 14:
Seeb Ceará
Fonte: Fetec-CUT/CN