Notícias

home » notícias

21 de Outubro de 2018 às 11:52

A uma semana do segundo turno, movimento #EleNão e pela democracia volta às ruas no Brasil e no exterior

Convocados pelo movimentos sociais, protestos contra Bolsonaro ocorreram em 29 cidades do País, inclusive no Centro-Norte, e em algumas capitais na Europa


Brasília

Os gritos de "Ele Não" voltaram a tomar as ruas das principais cidades brasileiras neste sábado 20. Os protestos contra Jair Bolsonaro ocorreram em ao menos 29 cidades de 15 estados e no Distrito Federal neste sábado 20. As maiores concentrações aconteceram na Avenida Paulista, em São Paulo, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, e no centro de Salvador.

Os atos foram organizados pelas redes sociais e partiram do grupo Mulheres contra Bolsonaro, também responsável pelas manifestações ocorridas em 29 de setembro, antes do primeiro turno.

Em comunicado, o grupo explicou o motivo da nova mobilização. “Este ato não representa apenas a continuidade da luta das mulheres, mas também vem ao encontro das recentes manifestações de preocupação por parte da imprensa internacional, de diversas entidades dos direitos civis e humanos e de juristas, advogados e intelectuais com o que uma vitória de Bolsonaro representa para a nossa democracia”.

Também ocorreram protestos no exterior, particularmente em capitais europeias. Em Paris, políticos franceses se juntaram aos manifestantes. “A situação no Brasil é muito preocupante. Nós esperamos que uma reviravolta seja possível antes que o pior aconteça, mas o que é certo é que nós estaremos ao lado dos brasileiros de Paris, da França e dos brasileiros em geral diante desta situação difícil da história do Brasil”, declarou à Radio France Internationale o vice-prefeito de Paris, Emmanuel Grégoire.

A senadora Laurence Cohen, outra participante, se mostrava muito preocupada com a possível eleição de Bolsonaro. “Esta ascensão da extrema-direita no Brasil vem de longe, ela começa com o golpe contra Dilma Rousseff, seguida pela prisão de Lula, por uma acusação de corrupção que não foi provada, impedindo-o, assim, de concorrer às eleições”, acusa Cohen.

Veja abaixo as manifestações no Centro-Norte e em todo o país.

Belém

Brasília

Cuiabá


Belo Horizonte contra Bolsonaro e pela democracia

Belo Horizonte

 

 niteroi pela democracia e contra Bolsonaro
Niterói

 juiz de fora pela democracia contra bolsonaro
 Juiz de Fora (MG) 

 

haddad em petrolínea
Petrolina (PE)

 

haddad em maceió
Maceió 

 

haddad em bsb fake news
 Brasília
São Paulo pela democracia
 São Paulo
 
Fonte: Fetec-CUT/CN, com Carta Capital e RBA
 

Notícias Relacionadas